ESBR lança rede de proteção social de Jaci Paraná

ESBR lança rede de proteção social de Jaci Paraná

ESBR lança rede de proteção social de Jaci Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no início da segunda quinzena de maio, foi escolhida pela Energia Sustentável do Brasil - ESBR, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, para o lançamento da Rede de Proteção Social (RPS) de Jaci Paraná. O evento foi nesta terça-feira, 15, nas dependências do Centro de Apoio ao Migrante (CAM), localizado no distrito.
A rede une representantes do poder público e instituições da sociedade civil organizada em torno do objetivo de alinhar e propor ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, em Jaci Paraná, e garantir espaço de debate e de construção de um pacto pelo desenvolvimento local que seja a expressão dos desejos e das capacidades reais da localidade – seu território e sua população. Também é sua missão articular as iniciativas já existentes, oriundas do poder público e da sociedade civil, relativas ao assunto. “É um instrumento de articulação que tem como foco a construção de estratégias entre várias políticas públicas, como educação, saúde, assistência social, segurança pública, esporte, recreação e lazer, para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse é o objetivo central: fazer essas políticas públicas atuarem mais próximas, compartilhar informação, discutir o problema e a estratégia para o enfrentamento”, informa o coordenador do Programa de Compensação Social da Usina Jirau pela CNEC, Sinoel Batista.
Como parte das ações, foi elaborado um diagnóstico da localidade, intitulado “Perfil socioeconômico e organização dos serviços públicos de Jaci Paraná”. O documento traz um conjunto de dados acerca do distrito, com informações atualizadas sobre a atuação das políticas públicas e um conjunto de indicadores sociais e econômicos que auxiliam no planejamento das ações que virão. Servirá de referência às instituições que integram a RPS-Jaci e também àqueles que queiram acompanhar a evolução dos trabalhos.
A coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Bruna Paes, lembra que a RPS-Jaci foi construída no âmbito da Agenda Social Positiva, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Porto Velho (Semas), com o apoio da Energia Sustentável do Brasil. Para a implementação das ações, foi investido R$ 1 milhão, recurso das compensações sociais da Usina Jirau. “Além disso, existem outras parcerias que firmamos com a Semas. Como, por exemplo, doação de equipamentos e veículos, para o funcionamento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Jaci, oferecendo condições de prestar o atendimento de assistência social itinerante à população”, relaciona Bruna, destacando que, aos recursos, soma-se ainda a quantia de R$ 1 milhão, doado para incentivar o desenvolvimento da região de Jaci – distrito e comunidades vizinhas.
Segundo a coordenadora, a intenção da ESBR com os investimentos e projetos é contribuir com o desenvolvimento da região, para que após a conclusão da Usina, o poder público consiga dar continuidade ao ciclo de crescimento.
Também como contribuição, está sendo implementado, e posteriormente passará à posse da Prefeitura de Porto Velho, um sistema de gestão de informações, que interligará todas as secretarias municipais. Com o sistema será possível, por exemplo, que os assistentes sociais tenham acesso, em tempo real, aos dados de frequência escolar, para que possam agir a tempo e evitar que o problema que motivou as faltas, comprometa o aprendizado dos alunos. “O demandatário ou usuário que for procurar esse serviço vai ter a resposta quase imediata, bem mais rápida do que é hoje”, salienta a diretora de Departamento da Semas, Mônica Sampaio.
Integram a Rede de Proteção Social de Jaci Paraná representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social - Proteção Básica (CRAS – Jaci Paraná) e Proteção Especial (Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS); Secretaria Municipal de Educação – representantes das unidades escolares de Jaci Paraná; Secretaria Municipal de Saúde – representantes da Unidade Básica de Saúde de Jaci Paraná; Segurança Pública – polícias civil e militar; Ministério Público; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Tutelar Distrital de Jaci Paraná; Conselho Municipal de Assistência Social; Maternidade Municipal de Porto Velho; Universidade Federal de Rondônia – UNIR; do Comitê Gestor da Agenda Positiva – Jaci Paraná; do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Jaci Paraná e da Energia Sustentável do Brasil.
Protesto
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio. Foi instituído devido à morte da menina Aracelli, de 8 anos, que foi assassinada violentamente, em 1973. Seu corpo foi encontrado desfigurado e com marcas de abuso sexual. Até hoje os responsáveis, filhos de famílias da alta sociedade de Vitória (ES), nunca foram responsabilizados.
Em Jaci Paraná, a programação não se restringe ao 18 de maio. Os eventos começaram no dia 7 de maio, com atividades voltadas ao Pacto pelo Desenvolvimento Local do distrito. Na quarta-feira, 16, foram realizadas três oficinas, visando compartilhar com a comunidade informações acerca do papel que as políticas de Educação, Saúde e Assistência Social têm enquanto instrumentos de promoção e garantia de direitos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS