DEPCA divulga dados sobre atuação no combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes

DEPCA divulga dados sobre atuação no combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes

DEPCA divulga dados sobre atuação no combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A data de 18 de maio é simbolizada pelo Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Por isso a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) decidiu prestar contas a sociedade de Porto Velho de sua atuação no último ano. Nesse sentido apresenta indicadores de resultado e dados estatísticos do perfil da violência infanto-juvenil em nosso município.
Os gráficos demonstram que foram registradas nesta DEPCA em 2011: 2.395 ocorrências policiais e mais 1.278 foram encaminhadas a esta Especializada originadas de outras Delegacias de Polícia. Em 2010 foram relatados 66 inquéritos policiais e 2011 esse número passou para 322 inquéritos. Em 2011 foram instaurados 115 inquéritos para apurar crime de estupro de vulnerável e em 2012 já foram instaurados 50 inquéritos. Nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010 os investigadores realizaram um total de 853 intimações, somente em 2011 foram efetivadas 1.479 intimações.

No período de 18 de maio de 2011 a 18 de maio de 2012 a DEPCA cumpriu 09 mandados de prisão preventiva. Todos originados de crimes violentos praticados contra crianças e adolescentes na comarca de Porto Velho.

Diante dos números registrados na DEPCA em 2012 iniciou-se a execução de dois projetos visando a prevenção de crimes dessa natureza. Trata-se do “Projeto DEPCA Interagindo com a comunidade”, realizado em parceria com a SEMED, no  qual são ministradas palestras em escolas rurais nos Distritos de Porto Velho, voltada para pais, alunos e profissionais de educação. Foram visitadas escolas de Nova Califórnia e Extrema, até o mês de novembro deste ano serão visitadas escolas do Baixo Madeira e outras regiões.

Além desse, há o “Projeto Operação Fiscalização Noturna”, realizado em parceria com o Conselho Tutelar e o Comissário do Juizado da Infância e Juventude, no qual são realizadas abordagens em bares e pontos da capital, reconhecidos pela prostituição infanto-juvenil, com o objetivo de combater os crimes de favorecimento a prostituição e exploração sexual. O saldo do trabalho realizado em Março e Abril culminou com 05 prisões em flagrante e 03 indiciamentos em Inquéritos Policiais.

O estudo de análise criminal indica que a região da cidade que apresenta maior índice de violência infanto-juvenil é a zona leste com 47%. A maioria dos investigadores pela prática de crimes contra crianças e adolescentes tem entre 31 e 40 anos de idade, perfazendo 34%. Ao se considerar o vínculo entre a vítima e o investigado 87% são familiares que convivem diretamente com a criança.

Por fim, a DEPCA tem por missão investigar os crimes praticados contra crianças e adolescentes de modo eficaz e para que consigamos cumprir esse mister, importante que os projetos de reaparelhamento sejam aprovados pelas Secretarias responsáveis e haja um aumento dos recursos humanos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS