Escolas vão realizar dia temático sobre combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Escolas vão realizar dia temático sobre combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Escolas vão realizar dia temático sobre combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Trezentas escolas de todo o Estado vão participar na sexta-feira, 18 de maio, de um dia temático com 45 minutos de aula sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da programação do 18 de Maio, instituído pelo Congresso Nacional como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Ministério Público de Rondônia é uma das instituições que fazem parte da Rede de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescente e, em parceria com o Ministério Público de Goiás, adotou este ano, o tema “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Não é Brincadeira”.

Diversas atividades serão desenvolvidas ao longo do ano para o combate à violência sexual contra crianças. Em 2013, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá distribuir 90 mil cadernos sobre o tema para alunos da rede estadual de ensino. As ações para o combate à violência sexual contra as crianças têm o apoio do Ministério Público, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho e Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

O Ministério Público de Rondônia também foi parceiro do I Colóquio sobre Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, encerrado nesta terça-feira, dia 15 de maio. A proposta do Colóquio foi levantar o debate entre os integrantes do Sistema de Justiça sobre os Direitos Sexuais da Criança e do Adolescente no marco dos direitos Humanos, conforme a Convenção sobre os Direitos da Criança nas Nações Unidas. Buscou-se ainda analisar o contexto da violência sexual e discutir estratégias para seu enfrentamento, a fim de criar políticas públicas e gerar recomendações na área jurídica.

O Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira, representou o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, na abertura do encontro na segunda-feira, dia 14 de maio, na sede do TJ-RO. Os Promotores de Justiça da área da infância Marcos Valério Tessila e Tânia Garcia Santiago participaram de mesas redondas durante o evento.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em razão da morte violenta da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de 8 anos, em 1973, na cidade de Vitória (ES). Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. Vinte e sete anos depois (ano 2000), a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS