PAINEL POLÍTICO – Com Isabel na Seduc, Júlio Olívar “apaga” de vez – Por Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Apagou
Júlio Olívar começou no governo com força total e de cara pegou duas secretarias, a de Turismo e Educação, acumulando duas funções bastante complexas e parecia que ainda tinha gás para mais uma. Com o passar dos meses foi esvaziando. Turismo ele teve que entregar ainda ano passado e Educação vinha fazendo um esforço enorme para mostrar serviço. Olívar é uma espécia de “Rainha da Inglaterra” da Seduc, uma função meramente decorativa. Quem de fato manda na secretaria é Isabel Luz, que era diretora financeira da Seduc e já dava às cartas, agora como secretária, no lugar de Suely Aragão, ela vai realmente confirmar essa força.
Queridinha
A reclamação na Seduc era generalizada. A ex-adjunta Suely Aragão chegou a comentar com o deputado estadual Flávio Lemos, por telefone, em conversa gravada pela Polícia Federal com autorização judicial durante a Operação Termópilas, que “Isabel era a queridinha do governador” e ela fazia o que bem entendia. Mal sabia Suely que a “queridinha” seria sua sucessora.
Com isso
Fica cada vez mais evidente que no governo de Confúcio quem realmente manda são os adjuntos. O cenário se repete na Casa Civil (onde quem manda e desmanda é Edvaldo Soares), na Sesau (que antes era comandada pelo adjunto Batista) e tem como adjunto Orlando Ramires, na Sefin que era comandada pelo adjunto Wagner de Souza e por aí vai. Esse esvaziamento dos titulares chega a incomodar muita gente. No caso da Casa Civil, por exemplo, rumores dão conta da insatisfação de Juscelino Amaral, que assumiu o cargo com força e parecia que conseguiria impor um novo ritmo, mas ele já anda avaliando que não foi tão interessante assim assumir esse cargo.
Só lembrando
A coluna divulgou na semana passada a troca na Seduc.
Mobilização
Moradores do Conjunto Crato, no entorno do conjunto Quatro de Janeiro prometem uma grande manifestação nesta terça-feira a partir das 17 horas contra a prefeitura de Porto Velho. Eles reclamam que a secretaria de Obras asfaltou praticamente todo o conjunto, mas deixou de fora um trecho da rua Bidu Saião. Eles pretendem fechar a rua Daniela em protesto.
Investindo
E o PR está com a campanha de filiações abertas e de olho nas mulheres. O PR Mulher , presidido regionalmente pela jornalista Cristina Barros promoveu no último sábado (12) uma campanha na sede do partido em Porto Velho em função do Dia das Mães, comemorado no domingo. De acordo com a presidente, “o principal atrativo que vemos e que explicam essas novas adesões é que deixamos claro que o nosso partido é democrático, que possui lideranças preparadas para ouvir e acatar as propostas, proporciona a capacitação política, além é claro, das propostas de atuação da sigla que são bem definidas e que valorizam a qualidade de vida das famílias”.
Falando em mulheres
Mais um caso de violência contra a mulher foi registrado em Porto Velho. Dessa vez a vítima foi a doméstica Suzenyr Delgado Pereira, de 24 anos, morta pelo companheiro que disse “estar com ciúmes”. O corpo de Suzenyr foi encontrado em uma cova rasa nos fundos de sua casa e o caso só foi descoberto por que o patrão dela, que é policial, comunicou seu desaparecimento. Ela deixa dois filhos.
No virtual
Os perfis no Facebook estão em polvorosa, imagens, convites para para passeata anti-corrupção, outros exigindo a cassação de deputados, tudo muito bom, muito bonito. Mas...
No real
Quando se trata de realmente ir às ruas, empunhar bandeiras e cartazes de verdade e ficar no sol, a coisa muda de figura. Torço muito, mas muito mesmo que no próximo dia 9 uma multidão se aglomere em frente a Assembleia Legislativa para pedir a cassação dos deputados. Mas uma manifestação real, de indignação e não aquelas coisas armadas por alguns sindicatos, onde os pseudo-manifestantes participam para receber trocados e um lanche.
Agora sim, está explicado
A notícia é velha mas passou desapercebida de muita gente. No último dia 3 a Folha de São Paulo publicou reportagem assinada pelos jornalistas Fernando Mello, Breno Costa e Leandro Colon, detalhando uma conversa entre o senador Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O diálogo, gravado pela Polícia Federal revelou que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux foi empossado no cargo com algumas condicionantes, as mais importantes eram que o Ficha Limpa não valesse para as eleições de 2010 (o que realmente aconteceu) e que ele votasse pela absolvição dos denunciados pela Procuradoria da acusação de participar do mensalão. Fux votou contra o Ficha Limpa, já os réus do mensalão, bem, esses ainda temos que aguardar o resultado.
No TRE
Os magistrados se reúnem nesta terça-feira para entre outros, julgar a acusação de abuso de poder político do deputado estadual Luiz Cláudio (PTN). De acordo com a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia ele fez campanha usando cursos promovidos pela Emater.
Intervalo
Essa é para quem pretende construir de forma rápida e sem gastar muito. A Loja Profac (www.lojaprofac.net) está vendendo casas pré-fabricadas com preços a partir de R$ 39 mil, completa, podendo ser financiada pela Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC e Banco Real. Mais informações no site ou pelo telefone 69 3026-4921. A loja Profac fica na Avenida Calama, 1323. Na loja tem móveis de madeira maciça e também fabrica sob encomenda.
Voltando
O jornalista Celso Gomes foi escolhido em reunião do diretório municipal como o pré-candidato do PDT a prefeito de Porto Velho nas eleições deste ano. Quem havia se alvoroçado anteriormente foi Dalton di Franco, mas na reunião ocorrida no fim de semana os pedetistas optaram por Celso que foi candidato a deputado federal pela legenda em 2010.
Cadê?
Mariana Carvalho que logo no início do ano se arvorou para disputar a prefeitura, vinha tecendo pesadas críticas contra a atual administração, sumiu, voltou ao perfil “namoradinha certinha” e não fala mais nada.
Nesta terça-feira
A partir das 19 horas no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping acontece o 1º Episódio dos Seminários Grandes Debates da Atualidade, com o tema “Democracia e Desenvolvimento na Amazônia”, a palestra do professor Mangabeira Unger promete reunir muita gente. A promoção é da Uniron e da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a organização está a cargo dos professores Rodolfo Freitas Jacarandá, Alexandre Matznbacher e Diego Vasconcelos.
Contatos
Para entrar em contato com a coluna envie e-mail para alan.alex@gmail.com, ou pelos telefones (69) 3219-3474/ 3229-8673 / 9248-8911. No facebook/painel.politico ou siga-nos no Twitter @painelpolitico. E ainda no www.painelpolitico.com
Droga em testes inibe efeito do álcool
Em teste nos Estados Unidos, o iomazenil é uma droga desenvolvida para evitar a embriaguez, segundo reportagem do jornal “The Independent”. Homens entre 21 e 35 anos tomam o medicamento, em seguida ingerem álcool e fazem um teste de direção em um simulador. O grupo de pesquisa coordenado por Deepak D'Souza, da Escola de Medicina de Yale, acredita que a droga bloqueia no cérebro receptores que processam o álcool e, com isso, anula ou retarda seus efeitos. Se isso for provado, a nova droga pode ser o início do desenvolvimento de um remédio para pessoas que sofrem com a dependência do álcool.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!