DER inicia recuperação de 1.200 km de estradas em Ariquemes

DER inicia recuperação de 1.200 km de estradas em Ariquemes

DER inicia recuperação de 1.200 km de estradas em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Responsável pela recuperação e conservação de 1.200 quilômetros de estradas estaduais não-pavimentadas, a Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) de Ariquemes, inicia os trabalhos em ritmo acelerado após o período de chuvas, para cumprir o cronograma de trabalho, o de levar o Projeto Estradão a 100% das estradas sem asfalto.
 Capitão Livir (à direita) vistoria estradas acompanhado do chefe regional do Deosp, Claudemir de Oliveira Rocha.
São quatro frentes de serviço: na RO-257, 73 quilômetros ligando o distrito de 5º BEC, em Machadinho do Oeste, a Ariquemes; na RO-144 (Travessão B-40 Sul) com 70 km de extensão; na RO-140 (TB-65), de Cacaulândia a Colina Verde e na RO-010 (LC-20), de Cacaulândia a Monte Negro.
 Os residentes do DER em Ariquemes, capitães Livir e Lima, explicam que a região de Ariquemes tem a maior malha viária não-pavimentada do Estado, atendendo Buritis (e as localidades de Jacionópolis e Rio Pardo); Monte Negro; Campo Novo; Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim, Cacaulândia e parte dos municípios de Machadinho do Oeste e Itapuã do Oeste.
 De acordo com os residentes, no último ano foram encascalhados 260 km de estradas, com a espessura de 10 centímetros. “No final do último ano recebemos novos veículos e equipamentos, aumentando nossa capacidade de produção. Para este ano, a meta é encascalhar mais 600 km de estradas”, ressalta Livir.
 O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, frisa que as dez Residências Regionais do órgão mantém ritmo forte de trabalho porque Rondônia teve o último inverno amazônico rigoroso. “O governador Confúcio Moura lançou oficialmente o segundo ano do Projeto Estradão no último sábado (5), em Jaru, e tem exigido que todas as estradas estaduais tenham o mesmo padrão”, afirma.
 Mosquini destaca que Rondônia tem na agropecuária a base de sua economia. Segundo ele, é preciso dar sustentabilidade ao homem do campo e ao grande produtor rural, para que eles possam escoar a produção e fomentar a economia.
 O Estradão
O Projeto Estradão foi criado em abril do último ano, com o objetivo de recuperar e melhorar a qualidade das estradas estaduais sem asfalto. O programa prevê os seguintes pontos: patrolamento, encascalhamento e alargamento (limpeza lateral) de 100% das estradas; eliminação de curvas perigosas e morros elevados; sinalização das estradas, principalmente com placas de advertência; iluminação dos trevos estaduais com a BR-364, e a substituição de pontes velhas de madeira por plataformas e bueiros de concreto.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS