FIERO recebe comitiva alemã para tratar da implantação do Projeto de Mecatrônica

FIERO recebe comitiva alemã para tratar da implantação do Projeto de Mecatrônica

FIERO recebe comitiva alemã para tratar da implantação do Projeto de Mecatrônica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir de hoje (07 de maio), a comitiva da cidade de Ulm, na Alemanha ficará 1 semana em Porto Velho, para se reunir com o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú. A visita destina-se a assinatura de convênio do SENAI com a Universidade de Ulm, para troca de tecnologia no segmento de mecatrônica. Curso que está gerando grandes expectativas na sociedade rondoniense.
 
A comitiva é composta pelo representante da Universidade de Ulm, Volkmar Shuler e representante da Câmara de Comércio Exterior, Norbert Maier, Governo Federal Deniz Sertcan e SEQUA – Entidade de Qualificação Profissional Ulrich Stein e Ralf Speit, respectivamente.
 
No ano de 2010, Baú, assinou termo de Cooperação Técnica com a Universidade de Ulm e com a Câmara de Comércio Exterior, através de uma parceria da GTZ projetos, entidade que trata de transferência na área tecnológica. O principal objetivo foi a criação de um projeto específico para a área de metal mecânica. “O conhecimento é a base para a melhoria de vida do trabalhador da indústria e impulsiona o desenvolvimento do estado de Rondônia”, disse ele.
 
Em novembro de 2011 o SENAI participou de uma seleção de projetos de mecânica e mecatrônica, realizada pelo governo alemão e entre 120 projetos, ficou em 1º lugar. A partir daí as relações se estreitaram com o SENAI, para a elaboração do projeto final que será aprovado pelo governo alemão. Durante dois anos a Universidade estará contribuindo com profissionais que estarão qualificando todos os técnicos que farão parte do Centro Tecnológico do SENAI. Esses técnicos serão capacitados na Alemanha, em programas de robótica, automação, soldagem, entre outros tantos, o início está previsto para o mês de julho de 2012. A partir de então, os cursos serão criados para a capacitação da comunidade rondoniense.
 
A Universidade de Ulm possui acordos de intercâmbio com algumas instituições brasileiras de ensino. É uma instituição que tem referência europeia nos campos da Medicina, Engenharia e Economia. Fica localizada na cidade de mesmo nome no estado de Baden-Württemberg ao sul da Alemanha.
 
Quando o assunto é qualificação profissional e técnica para o mercado de trabalho, o SENAI é referência no Brasil e, em especial, no estado de Rondônia. Foram inseridos no mercado de trabalho até o final do ano de 2011, 20 mil profissionais formados pela instituição nos mais diversos segmentos da indústria rondoniense que se encontra em constante expansão. Com o aquecimento dos setores de confecção, construção civil, alimentos, metal mecânica, entre outros, o SENAI atua como parceiro da indústria local e indutor de tecnologia às empresas.
 
Agora, termos como robótica, automação industrial e mecatrônica deixam de fazer parte apenas das histórias de ficção cientifica ou dos grandes centros desenvolvidos do país e do mundo, para integrar a atual realidade que vive o Estado de Rondônia e a indústria local.
 
A unidade de Metal-Mecânica, com seis mil e oitocentos metros quadrados já construídos, em área doada pelo Governo do Estado, está situada no Distrito Industrial. Num total de 15 mil metros quadrados ao final das obras, irá oferecer programas e cursos de tecnologia de ponta, além de serviços técnicos e tecnológicos, que representarão um divisor de águas no processo de qualificação da mão de obra em Rondônia e regiões vizinhas.
 
O Centro de Tecnológico do SENAI contemplará ainda o segmento da Mecatrônica, com programas diferenciados nas áreas de manufatura e robótica. Quando inaugurada, irá atender demandas tecnológicas das empresas da região. Atividades comotornearia, ajustagem; soldagem; costura industrial; elétrica industrial; pintura industrial e automotiva, entre outros, o Centro oferecerá serviços complementares de consultoria nas áreas do conhecimento apontadas; laboratório de prestação de serviços em ensaios mecânicos com ênfase em (tração, dobramento, impacto, dureza e ruptura); laboratório de ensaios não destrutivos nas especialidades de (visual, dimensional, líquidos penetrantes, partículas magnéticas e ultra-som); laboratório de análises macrográficas, micrográficas e microscopia óptica; planta de manufatura integrada por computador e robótica.
 
Lista de Espera
 
O curso está em fase de implantação, mas já tem uma lista de espera de 500 pessoas, sendo aproximadamente 50% de mulheres. As usinas geram essa demanda hoje e após a conclusão das obras, quando estiverem gerando energia com sua capacidade total, essa demanda tende a crescer. “Em 2011 as usinas absorveram 60% da mão de obra especializada pelo SENAI, o restante foi absorvido por outras empresas só em Porto Velho. Temos demanda e temos condições de atender de forma positiva a toda ela”. Disse o engenheiro David Maciel, diretor do Centro de Metal Mecânica.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS