Sedam realiza levantamento de pátio em madeireiras

Sedam realiza levantamento de pátio em madeireiras

Sedam realiza levantamento de pátio em madeireiras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um levantamento de pátio nas madeireiras localizadas no Distrito de Jacinópolis, município de Nova Mamoré foi realizado no período de 12 a 21 de abril, pela Coordenadoria de Proteção Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM. A operação, que faz parte do cronograma de combate e controle do desmatamento em Rondônia foi para averiguar denúncias contra a extração, armazenagem e comércio irregular de madeira. O trabalho foi feito com o apoio dos policiais da Companhia de Operações Especiais – COE e Polícia Civil.


Conforme explicou o coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Lucindo Martins, durante a operação foi comprovado que as empresas fiscalizadas estavam movimentando madeiras sem o Documento de Origem Florestal – DOF e fazendo movimentação virtual junto ao sistema. “Isso quer dizer que o madeireiro declarou e não tinha a madeira no pátio do empreendimento”.


Durante a operação foram apreendidos 1.587,958m³ de madeira em toras de essências diversas e 1.565,5866m³ de madeira serradas, totalizando uma volumetria de 3.153,5448m³ de madeiras divergentes. Os empreendimentos onde foram detectadas irregularidades sofreram sanções administrativas através de lavratura de auto de infração.


Lucindo Martins alerta que a Sedam encontra-se monitorando todos os empreendimentos madeireiros existentes no Estado e toda vez que for detectado divergências serão realizadas fiscalizações em conjunto com os órgãos parceiros.


OPERAÇÃO ABRIL VERDE

Neste final de semana, dando continuidade a operação Abril Verde realizada pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental de Vilhena, foram apreendidos quatro tratores de esteira, sendo dois tratores conhecidos como D-6 e dois D-8,  e um correntão utilizado para fazer desmatamento, numa área localizada a 30 km do  município de Chupinguaia.
Segundo o diretor da ERGA de Vilhena, Luiz Gomes, no local foi constatado um desmatamento em torno de 400 hectares e o infrator não apresentou nenhuma documentação que licenciasse tal atividade. O trabalho foi realizado em conjunto com o Batalhão de Policia Ambiental (BPA). 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS