Sedam realiza levantamento de pátio em madeireiras
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um levantamento de pátio nas madeireiras localizadas no Distrito de Jacinópolis, município de Nova Mamoré foi realizado no período de 12 a 21 de abril, pela Coordenadoria de Proteção Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM. A operação, que faz parte do cronograma de combate e controle do desmatamento em Rondônia foi para averiguar denúncias contra a extração, armazenagem e comércio irregular de madeira. O trabalho foi feito com o apoio dos policiais da Companhia de Operações Especiais – COE e Polícia Civil.
Conforme explicou o coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Lucindo Martins, durante a operação foi comprovado que as empresas fiscalizadas estavam movimentando madeiras sem o Documento de Origem Florestal – DOF e fazendo movimentação virtual junto ao sistema. “Isso quer dizer que o madeireiro declarou e não tinha a madeira no pátio do empreendimento”.
Durante a operação foram apreendidos 1.587,958m³ de madeira em toras de essências diversas e 1.565,5866m³ de madeira serradas, totalizando uma volumetria de 3.153,5448m³ de madeiras divergentes. Os empreendimentos onde foram detectadas irregularidades sofreram sanções administrativas através de lavratura de auto de infração.
Lucindo Martins alerta que a Sedam encontra-se monitorando todos os empreendimentos madeireiros existentes no Estado e toda vez que for detectado divergências serão realizadas fiscalizações em conjunto com os órgãos parceiros.
OPERAÇÃO ABRIL VERDE
Neste final de semana, dando continuidade a operação Abril Verde realizada pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental de Vilhena, foram apreendidos quatro tratores de esteira, sendo dois tratores conhecidos como D-6 e dois D-8, e um correntão utilizado para fazer desmatamento, numa área localizada a 30 km do município de Chupinguaia.
Segundo o diretor da ERGA de Vilhena, Luiz Gomes, no local foi constatado um desmatamento em torno de 400 hectares e o infrator não apresentou nenhuma documentação que licenciasse tal atividade. O trabalho foi realizado em conjunto com o Batalhão de Policia Ambiental (BPA).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!