ESBR assina convênio com o SENAI e lança curso técnico em eletromecânica

ESBR assina convênio com o SENAI e lança curso técnico em eletromecânica

ESBR assina convênio  com o SENAI e lança curso técnico em eletromecânica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O convênio que irá viabilizar a capacitação de 50 pessoas selecionadas para o Curso Técnico em Eletromecânica foi assinado nesta quarta-feira, 18, pela Energia Sustentável do Brasil (responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Jirau), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO). Durante solenidade realizada no Salão da Indústria também ocorreu o lançamento e a aula inaugural do curso, cujas atividades iniciam oficialmente na próxima segunda-feira, 23.
O objetivo do convênio, que constitui a primeira parceria entre o SENAI e a ESBR, é formar profissionais para atuarem na operação e manutenção da UHE Jirau, ou em outros projetos elétricos e mecânicos. Contempla, prioritariamente, moradores dos Distritos de Nova Mutum Paraná e Jaci Paraná.
Segundo o diretor de Operação e Manutenção da ESBR, Isac Teixeira, a preferência pelos moradores de Jaci e Nova Mutum é um compromisso da empresa, visando à sustentabilidade e o desenvolvimento da região de implantação do empreendimento. “Nós realizamos um estudo sócio-econômico nessas duas localidades e constatamos que haviam pessoas suficientes e com disponibilidade para trabalhar na operação e manutenção da usina, mas que precisariam ser capacitadas. E é aí que entra o SENAI, que foi escolhido por ser uma excelente escola e por ter tradição na formação de mão de obra técnica”, informa Isac.
Além do diretor de Operação e Manutenção, também participaram da solenidade o diretor Institucional José Lucio de Arruda Gomes, o presidente da FIERO, Denis Baú, o diretor regional do SENAI-RO, Vivaldo Matos Filho e o diretor da Escola do SENAI-RO, David Maciel.
Para o presidente da FIERO o curso e a possibilidade real de emprego, uma vez que a intenção da ESBR é contratar todos os cursistas para trabalharem na usina, representa uma oportunidade de melhorar a renda e a qualidade de vida. “É também uma certeza de que durante a operação o dinheiro das usinas continuará circulando e oxigenando a nossa economia”, ressalta Baú.
Neusa Maria da Silva, moradora de Jaci Paraná, que já fez outros cursos oferecidos pela usina Jirau, abraçou mais essa oportunidade. “Eu vou fazer o possível pra não desistir e ir até o fim do curso”, diz a professora de educação física que pretende trabalhar em Jirau.
Seleção
Os interessados no curso Técnico em Eletromecânica passaram por um processo seletivo no dia 25 de março, em Jaci e em Nova Mutum, por meio do qual foram selecionados 100 candidatos. Na fase seguinte, realizada do dia 30 de março a 02 de abril, os aprovados no exame participaram de dinâmicas de grupo, quando 50 foram escolhidos para se inscreverem no curso. Tratam-se de jovens e adultos que ainda estudam ou já concluíram o segundo ano do Ensino Médio.
Curso
A capacitação terá duração de um ano e seis meses, além de mais seis meses de estágio remunerado na usina, oferecido pela ESBR. As aulas serão ministradas na Escola SENAI Marcelo Bertolusso, em Porto Velho, das 19h às 22h30. O transporte e lanche dos alunos serão disponibilizados pela ESBR.
Durante as 1.700 horas/aula de curso, os alunos serão preparados para planejar, executar manutenção eletromecânica de máquinas, participar da elaboração de projetos de componentes, máquinas, equipamentos e instalações; usinar e soldar peças, interpretar esquemas de montagem e desenhos técnicos; montar máquinas e fazer entrega técnica. Serão orientados também como coordenar e liderar equipes de trabalho, quando necessário.
Contratação
Além do estágio remunerado, os cursistas terão também a oportunidade de contratação para trabalhar na UHE Jirau. Até 2015 serão contratados cerca de 200 profissionais para a operação e manutenção da Usina. E o objetivo principal do oferecimento do curso é justamente capacitar profissionais técnicos para funções necessárias nesta fase da hidrelétrica. Dessa forma, aqueles alunos que tiverem um bom desempenho, poderão ser contratados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS