Teve início na manhã desta segunda-feira (2), na Uniron do Porto Velho Shopping, em Porto Velho (RO), a primeira etapa de capacitação do Programa Agente Local de Inovação (ALI). São 36 candidatos a agentes, dos quais serão selecionados 20 para o trabalho de campo nas cidades de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná.
O programa ALI tem o objetivo de implantar a cultura de inovação nas pequenas empresas de comércio varejista e serviços nas regiões de Ariquemes, Porto Velho e Ji-Paraná. Os selecionados atuarão como bolsistas do CNPq.
A capacitação foi aberta pelo diretor-superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves, e contou com a participação do coordenador do programa no Estado, Carlos Alberto Machado de França, da facilitadora Marasella del Carmen e, também, da consultora educacional Suzanna Maria Magalhães Bottero.
Suzanna Bottero acompanhará toda a capacitação para formação dos novos agentes locais de inovação.
Com sete etapas, chamadas de unidades temáticas (a primeira é de aprendizado das competências relacionais), a capacitação preparatória será concluída em 27 de abril, e, no período de 7 a 25 de maio, será realizada a capacitação complementar.
Depois de concluída a capacitação, os agentes iniciarão o atendimento às pequenas empresas dos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná.
Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 2,4 mil para o trabalho de campo no período de 24 meses. Eles têm formação em administração, economia e contabilidade.
De acordo com Carlos Machado, coordenador estadual do programa ALI, os 20 selecionados serão distribuídos na seguinte ordem: 10 para Porto Velho, 6 para Ji-Paraná e 4 para Ariquemes. Os demais 16, desde que tenham sido aprovados na capacitação, ficarão disponíveis para ingresso nas atividades de campo, caso haja desistências.
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800