Jesualdo quer instituir a Política Estadual de Assistência ao Autista

Jesualdo quer instituir a Política Estadual de Assistência ao Autista

Jesualdo quer instituir a Política Estadual de Assistência ao Autista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) anunciou que deu entrada na Assembléia Legislativa em um Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Proteção e Assistência aos portadores de Autismo. O anuncio foi feito em deferência as atividades da Semana de Conscientização do Autismo e ao dia do autismo que é lembrado nesta segunda-feira dia 2 de abril, com várias ações voltadas a prestar esclarecimentos sobre as pessoas portadoras do autismo.
O autismo é um distúrbio de origem genética que pode ser identificado no início da vida de uma criança, sendo caracterizado por alterações significativas na forma de comunicação, na interação social e no comportamento da criança.
A Lei proposta pelo deputado visa garantir que Estado ofereça condições de atendimento multiprofissional na área de saúde, medicamentos, informações que auxiliam acompanhamento e a convivência, inclusão educacional e especializada e assistência social às famílias. Pela proposta, o sistema estadual de assistência ao portador de autismo deverá ser gerido pelas Secretarias de Saúde e Educação.
Segundo Jesualdo Pires, a proposta que deverá ser votada nos próximos meses não pretende esgotar o assunto, que é tão amplo e complexo, mas dar o ponta pé inicial para que o Estado regulamente e exerça políticas públicas eficientes para o diagnostico, tratamento especializado e proteção aos direitos dos autistas de forma a garantir melhor qualidade de vida aos autistas e suas famílias.
O deputado lembrou que não é fácil chegar a um diagnóstico de autismo, pois não existem exames para identificá-los. “É preciso se fazer, por um longo período, uma avaliação completa da criança por uma equipe de profissionais especializados. A avaliação não é feita em um único atendimento, é um processo que deve ter acompanhamento contínuo. Por isso, precisamos de uma atuação mais consistente do Estado no auxilio permanente às pessoas diagnosticadas com esse transtorno”, defendeu.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS