PAINEL POLÍTICO – Novos episódios envolvendo diretor do JP II tornam insustentável sua permanência no cargo

PAINEL POLÍTICO – Novos episódios envolvendo diretor do JP II tornam insustentável sua permanência no cargo

PAINEL POLÍTICO – Novos episódios envolvendo diretor do JP II tornam insustentável sua permanência no cargo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Bom senso
 
Se tem algo que falta a grande parte dos gestores é bom senso na hora de lidar com crises. Falta entender que ao assumir um cargo público, ele está sujeito a ter sua vida devassada e obrigatoriamente deve adotar uma postura ética correta, retilínea e principalmente de ter uma conduta condizente com a função que ocupa. O lamentável episódio envolvendo o diretor do João Paulo II Sérgio Paulo de Mello Mendes Filho em que ele aparece tendo um surto é passivel de acontecer com qualquer pessoa, mas ele ocupa um cargo de direção de uma unidade hospitalar e é médico, deveria portanto ter mais cuidado antes de tomar medicamentos, incluindo aí a anestesia que ele alega ter feito uso ao fazer uma tatuagem.
 
Porém
 
Passado o ápice do episódio, eis que ele se depara com três jornalistas em determinado restaurante e vai tomar satisfações, fazer acusações levianas e protagonizar um barraco constrangedor. Sérgio, assim como qualquer outro gestor, deveria tomar providências, se achar necessário, pela via correta, que é a judicial. Apesar de ser formado em medicina e ocupar um posto de segundo escalão no governo, ele não é melhor que ninguém. Chega a ser pior, por que tal comportamento não é digno de quem precisa lidar com situações extremas diariamente, que envolvem vidas.
 
Isso representa
 
Um comportamento truculento o qual Rondônia quer passar a borracha, por ter vivido durante oito anos sob um governo que tratava a todos “na chibata”, como se fossem seus empregados. O cassolismo adormece em berço esplêndido pronto para despertar a qualquer momento. E Sérgio Mello, ao adotar tal postura, fica completamente fora do que prega a atual administração.
 
Mata-leão
 
E para “finalizar” o lutador de Jiu-Jitsu, o Rondoniaovivo divulgou na noite de terça-feira um vídeo gravado no interior do João Paulo II mostrando um paciente com larvas saindo de sua boca devido a uma infecção por miíase, que são larvas de mosca na pele humana. Apesar do cidadão de Ariquemes já estar com esse quadro, ele estava aguardando tratamento ao lado do necrotério, no chão. As imagens são chocantes e falam por sí. Após esse episódio, fica difícil manter Sérgio Mello no cargo.
 
Vale lembrar
 
Que esse tipo de barbárie ocorre desde a época de José Bianco, a diferença é que nas administrações anteriores era estritamente proibido realizar qualquer tipo de filmagem dentro das unidades hospitalares de Rondônia. O próprio Rondoniaovivo mostrou um video clandestino feito no João Paulo II ainda na gestão de Cassol, mostrando pacientes no chão aguardando tratamento. Eu mesmo socorri uma senhora que havia sido atacada por um marginal com uma faca e ela passou a noite deitada no corredor, sangrando só sendo atendida na manhã seguinte. Também era proibido o acesso de acompanhantes.
 
Relembrando
 
No primeiro mandato de Ivo Cassol foi anunciada uma reforma no João Paulo II. Aquela unidade ficou fechada por mais de dois anos e os pacientes eram atendidos provisoriamente no Hospital de Base, que ficou caótico. Menos de um mês após a inauguração da reforma do João Paulo, pacientes já amontoavam nos corredores. Uma pena que esse quadro não tenha mudado.
 
UTI
 
E esse cenário agravou no primeiro ano de Confúcio Moura com a gestão Batista. O dinheiro que deveria ter sido aplicado na saúde evaporou, não foi comprada uma maca sequer. O governador aposta que nos próximos meses, com a entrega das Unidades de Pronto Atendimento de Porto Velho, três no total, o problema seja resolvido. O que ainda falta para o governador é equipe competente e principalmente com bom senso. As imagens do homem apodrecendo no corredor do hospital, é reflexo da falta desse ingrediente.
 
Cidadania
 
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta quarta-feira que apenas o teste do bafômetro ou o exame de sangue valem como provas de embriaguez ao volante para desencadear uma ação penal. O julgamento do caso chegou a ser adiado três vezes, por pedido de vista dos ministros. Com isso, qualquer outro tipo de avaliação sob a condição alcóolica do motorista é inválida. E como de acordo com a Constituição ninguém está obrigado a produzir provas contra si, ou a polícia anda com bafômetro ou leva o suspeito direto a um laboratório.
 
Tema complicado
 
Discutir lei seca no Brasil é mais ou menos como debater a pena de morte. Todos ficam indignados quando um motorista embriagado comete algum tipo de estupidez, mas quando o assunto chega ao Congresso a coisa emperra. Os deputado fazem corpo mole por que vira e mexe algum se envolve em acidente, então eles não querem endurecer a legislação. E não tem jeito, educação de trãnsito no Brasil só funciona quando mexe no bolso do cidadão. Evidente que uma legislação mais rigorosa não vai impedir ninguém de beber e dirigir. Se tomarmos com exemplo alguns estados americanos, onde a legislação local determina até prisões em flagrante, veremos que os índices são altos, porém os motoristas ao menos tentam ser mais cautelosos.
 
Essa decisão
 
Do STJ enfraquece a já combalida lei seca.
 
Aliás
 
A única lei no Brasil que realmente pegou foi o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). A turma que apronta sabe de cor e salteado quando chega a polícia. A primeira frase é “sou de menor doutor”. E eles continuam fazendo vítimas.
 
Mudança
 
Para variar a prefeitura vai mudar o sentido da Avenida Calama no trecho entre Rio Madeira e Silas Shockness a partirr desta quinta-feira, 29. Demorou para a Semtran entender que da forma como estava atrapalhava mais que ajudava.
 
Palestra
 
Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça e Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai estar em Porto Velho na próxima sexta-feira, onde profere, a partir das 9 horas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), palestra onde fala sobre seu trabalho à frente da corregedoria do CNJ e a forma como vem enfrentando os desafios impostos pela função. Inscrições podem ser feitas na OAB e restam poucas vagas.
 
Crime
 
E a polícia de Rondônia conseguiu desbaratar mais uma quadrilha que vinha explodindo caixas eletrônicos na capital. Apenas esta semana duas quadrilhas foram desmontadas pela polícia. Quem sabe teremos uma trégua. O problema é que as explosões já diminuíram a quantidade de caixas disponíveis na cidade. Algumas farmácias e mercados já pediram para retirar os equipamentos. Como havíamos dito anteriormente, essa prática não trás prejuízos aos bancos e sim para a população.
 
Registro
 
Morreu no Rio de Janeiro o escritor, jornalista e cartunista Millôr Fernandes. Ele tinha 88 anos e teve falência múltipla dos órgãos. Ele foi combativo durante a ditadura e autor de inúmeras obras, marcadas por seu humor crítico.
 
Contra o Sintero
 
Ivo Cassol diz ter vencido uma ação judicial contra o Sintero no Supremo Tribunal Federal (STF) e isso vai lhe render R$ 40 mil. O senador afirmou que vai doar esse dinheiro para entidades assistencialistas e declarou que, ao processar a revista PAINEL POLÍTICO vai dar a mesma destinação aos recursos. Quem estava perto na hora dessa fala disse que “duvida muito ele dar esse dinheiro só Sintero para alguém”.
 
Grãos de café verde ajudam a emagrecer
 
Os grãos de café verde ou sem torrar podem ajudar a emagrecer em um período relativamente curto de tempo combinado com alimentação saudável e exercícios, aponta estudo apresentado na terça-feira, 27, na reunião da Sociedade Americana de Química. Como explicou o professor Joe Vinson da Universidade de Scranton (Pensilvânia) e sua equipe, a ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com sobrepeso e obesos a emagrecer em um período de seis meses até 10% de seu peso. Participaram do estudo 16 pessoas com sobrepeso e obesas com idades entre 22 e 26 anos que tomaram cápsulas do extrato de café e de placebo (que continham um py inativo) durante 22 semanas. Os integrantes da pesquisa alternaram a ingestão de uma dose baixa (de 700 mg) e uma maior (de 1.050 mg) de extrato e placebo, cada uma durante seis semanas, para analisar o impacto das distintas cápsulas em cada pessoa. Os cientistas controlaram a dieta, as calorias e os exercícios feitos pelos pacientes durante o período e descobriram que eles perderam em média de 7,7 quilos, o que representa 10,5% do peso total e 16% de gordura corporal.
 
Fale conosco
 
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS