Composta por 14 empresários e dirigentes do Sistema FIERO, a comitiva embarcou na noite de ontem (19 de março) no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira em direção à Cidade do Panamá com o objetivo de participar da edição 2012 da Feira Multissetorial Expocomer, que acontece de 21 a 24 de março, no Centro de Convenções de Atlapa. A missão empresarial ao Panamá é mais uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) com o apoio do Centro Internacional de Rondônia (CIN/RO).
Segundo o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista a missão empresarial visa ampliar as oportunidades de negócios para Rondônia. “O Panamá é um centro de distribuição, seja por questões geográficas ou de incentivos tributários, além disso, é o modal de transporte por estar ligando os oceanos Atlântico e Pacífico e toda a distribuição de produtos converge para seus portos”, disse.
Já o vice-presidente Ivandro Justo Behenck, que integra a comitiva como representante da Federação das Indústrias, empresário, e líder da missão, disse que a expectativa é conhecer o que há de novo no mercado. “Nesta missão teremos a oportunidade de levar e apresentar o potencial dos nossos produtos para outras fronteiras e desta forma atrair novos investidores para Rondônia”, afirmou.
Considerado um dos principais eventos de comercio internacional realizado no Panamá, o Expocomer concentra em sua feira anual cerca de 2.500 empresas da América Latina, Europa, Ásia e Caribe. Por meio de uma agenda virtual, compradores e expositores realizam intercâmbios comerciais em uma magnitude que nenhuma outra feira oferece.
A coordenadora do CIN/RO, Ivanilda Frazão lembra que o Brasil é um dos principais participantes da Expocomer. No ano passado, os expositores brasileiros retornaram do evento contabilizando mais de US$ 25 milhões de dólares em contratos fechados. “Este volume representou mais de 25% de todos os negócios gerados pela feira, o que por si só mostra o potencial e a competitividade dos produtores brasileiros no exterior”, disse.
Na análise do presidente da FIERO, Denis Baú muitos empresários rondonienses talvez ainda não saibam como explorar todo este potencial logístico para o desenvolvimento de seus negócios internacionais. “Com este objetivo, a FIERO e o CIN/RO prepararam mais uma missão empresarial – desta vez ao Panamá - que vai permitir ao empresariado de Rondônia contatar mais de duas mil empresas com oportunidades de realizar intercâmbios internacionais”.