Kony já é o maior viral da história com 70 milhões de views em 5 dias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Eles possuíam apenas um objetivo: tornar o rosto de um homem o mais conhecido possível. E conseguiram. Kony é um vídeo sobre Joseph Kony, um criminoso de guerra altamente perigoso da Uganda. Recruta jovens e crianças e as torna soldados na base do medo. Mata seus familiares e destrói toda a sua vizinhança. Joseph Kony é um dos homens mais tenebrosos na face da Terra e o número 1 na lista dos mais procurados por crimes contra a humanidade.
Para expor essa impunidade sem limite, a ONG Invisible Children tem usado a força e o poder das redes sociais para algo realmente eficiente. Deu rosto ao criminoso e o espalhou pelos 4 quantos do planeta. O vídeo já tinha 2 semanas, mas a campanha oficial foi lançada nessa semana. No Twitter, quase 400 mil pessoas acompanham as mensagens e no Facebook, o números de fãs já passa de 2 milhões e 600 mil. Há 500 mil comentários para o vídeo postado no YouTube. Para quem quiser, ainda há um Tumblr. A petição pode ser assinada aqui e uma doação pode ser feita aqui.
A ONG reformulou o conceito de ativismo digital, de ativismo de sofá. Segundo a empresa de monitoramento Visible Measures, já são mais de 70 milhões de visualizações que o vídeo recebeu em apenas 5 dias, com uma média de 6 minutos, bem significativa para um curta com 30 minutos de duração. Reformulou o que conhecemos como viral e o que conhecemos sobre redes sociais. Enquanto uns brigam para serem os mais descolados, há uma outra parte do mundo submersa em uma realidade tão monstruosa que seríamos incapazes de entender. Confiram o vídeo:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!