Semusa apresenta metas e ações a gestores e diretores municipais de saúde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Gestores e diretores da secretaria municipal de Saúde (Semusa) participaram na sexta-feira (24) de reunião técnica que apresentou o plano de trabalho para atender a saúde pública da capital em 2012.
A ampliação da estratégia da saúde da família, foi um dos itens debatidos pelos presentes que apontaram que o município conseguiu atingir os indicadores de qualidade de assistência, operacionalização da residência médica e obstetrícia na maternidade municipal Mãe Esperança e manter em redução o número de casos de malária no município estão entre as principais metas e ações.
Outro fator de importância da gestão indicado foi o de informatizar 100% todas as unidades de saúde do município com sistemas de controle e gerenciamento. Para isto, 300 computadores já foram adquiridos pela Semusa e mais 200 novos equipamentos serão comprados para dar segmento ao processo de informatização. “Este modelo já está funcionando na unidade de saúde da família Ronaldo Aragão e na policlínica José Adelino. A meta é ampliar este sistema para todas as unidades de saúde do município até o final da gestão”, ressaltou o secretário adjunto da Semusa, Luis Eduardo Maiorquin.
Com muitas metas a serem cumpridas, a secretaria municipal de Saúde também vai oferecer capacitação e qualificação aos servidores da saúde da família, do projeto da rede cegonha e, além disso, especialização em saúde familiar para todas as equipes.
Construção
Conforme o secretário adjunto, até o final deste semestre será construído um centro de saúde mental, no bairro Pedrinhas, na Zona Norte da capital. Neste mesmo lugar irão funcionar todos os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) mantidos pela prefeitura de Porto Velho e de acordo com Maiorquin, esta centralização vai gerar economia para a secretaria e para o município.
Atendendo um pedido da primeira dama do município, Lucilene Peixoto, que sempre trabalhou para combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, será construído também, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, que vai oferecer um tratamento diferenciado aos jovens usuários de drogas.
“Este lugar será um espaço onde a criança será acolhida, junto com a família para ter tratamento adequado e assim, garantir recuperação do vício. A construção do Caps infantil é um sonho concretizado da primeira dama do município, que sempre se preocupou em afastar as nossas crianças do mundo das drogas”, destacou Maiorquin.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!