Assembleia abre os trabalhos legislativos do ano de 2012

Assembleia abre os trabalhos legislativos do ano de 2012

Assembleia abre os trabalhos legislativos do ano de 2012

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Plenário e galeria lotados na abertura dos trabalhos legislativos de 2012. Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (15.02) a Assembleia Legislativa retomou as atividades de plenário. Diversas autoridades se fizeram presentes à solenidade presidida pelo deputado Hermínio Coelho (PSD).
 
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: deputado Hermínio Coelho; governador Confúcio Moura; desembargador Raduan Miguel Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça; deputado Eurípedes Lebrão, secretário ad-hoc; Cláudio José de Barros,   sub-procurador geral de Justiça; conselheiro Paulo Curi Neto, presidente em exercício do Tribunal de Contas; Laerte Gomes, presidente da Associação Rondoniense dos Municípios; e o delegado Araquem Alencar Tavares de Lima, superintendente-adjunto da Polícia Federal em Rondônia.
 
Após a execução do hino do Estado, foram nominadas pelo Cerimonial as demais autoridades presentes. Na sequência, o deputado Lebrão fez a leitura da ata da última sessão ordinária e posteriormente do relatório das atividades legislativas no decorrer do ano de 2011.
 
O primeiro orador da solenidade foi o governador Confúcio Moura, que da tribuna da casa, fez a leitura da mensagem governamental, de improviso. “Cumpro a formalidade constitucional de apresentar a mensagem do Governo na abertura deste ano legislativo. Importante o trabalho legislativo para o Estado. O Estado é grande e a complexidade é grande também. Rondônia está estruturado. Os poderes constituídos bem formalizados. E constatamos exemplos extraordinários de eficiência de gestão como no caso do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. A coisa já evoluiu muito. Temos um Estado bem arrumado. Nossa saúde, no entanto, ainda recebe mal nosso doente e ainda se subestima o sofrimento das pessoas. O Shopping Cidadão tem fila enorme. Para mim, isto não é dar tratamento adequado de cidadão. Esse trabalho de velocidade é que o Estado tem que acompanhar e não podemos ficar na contramão. É grave ainda a situação na educação, quando mais de 60% alunos abandonam as escolas. Temos um clamor da população. Esquecemos um pouco e deixamos 304 mil pessoas marginalizadas e passando necessidades. Vamos apresentar em breve a Assembleia Legislativa o projeto criando a
Secretaria Estadual da Promoção da Paz. Eu clamo agora pelo pacto de governança, um pacto para o bem do Estado. Estar em nossas mãos a responsabilidade de cuidar dos desvalidos. Precisamos ainda promover a imagem positiva do Estado. Boa sorte aos senhores deputados,” declarou o governador.
 
O vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rauan Miguel, disse que não tinha o dom da palavra. No entanto, discorreu sobre o momento em que vive Rondônia. Defendeu a harmonia entre os poderes. Destacou a abertura dos trabalhos e desejou sucesso aos parlamentares na condução das atividades legislativas.
 
O subprocurador geral de Justiça do Estado de Rondônia, Cláudio José de Barros, definiu as sociedades democráticas. Ele disse que elas caracterizam-se pela unidade de soluções produzida pela pluralidade de idéias. “Isso assegura o confronto legítimo e institucionalizado dos múltiplos interesses da sociedade.”
 
Barros adotou a linha de raciocínio citando vários autores, a ciência política do século passado e artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz que “a vontade do povo será a base da autoridade do governo...” para destacar a força do poder popular. Entre outras conclusões, ele frisou a importância do parlamento nesse processo democrático de estruturas de poder voltadas para a sociedade. 
 
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) destacou a necessidade da “união de forças para o desenvolvimento socioeconômico e populacional de Rondônia”. O parlamentar ressaltou as inúmeras e constantes solicitações dos rondonienses, que clamam por auxílio para enfrentar as dificuldades nas mais diversas áreas, entre elas: saúde, educação, segurança.
 
Jesualdo ressaltou o empenho dos demais parlamentares que por meio de audiências públicas, sessões itinerantes, ordinárias e extraordinárias procuram resolver os problemas dos 52 municípios, vilas e distritos e comunidades ribeirinhas de Rondônia. Localidades onde falta energia, água, atendimento médico. “Todos nós, 24 parlamentares temos a grande responsabilidade de ajudar os quase dois milhões de rondonienses” finalizou o deputado Jesualdo Pires.
 
Hermínio Coelho colocou-se à disposição dos demais poderes para trabalhar em parceria para consolidar o crescimento de Rondônia.“O Legislativo sofreu um período turbulento, mas creio que agora é o momento de tomarmos o rumo da unidade, da responsabilidade e do trabalho em conjunto. Após todos esses problemas, espero que possamos tomar um novo rumo e lutar pela construção de uma nova política em Rondônia”, destacou.
 
O presidente aproveitou a presença do governador Confúcio Moura (PMDB) e de outras autoridades e enfatizou que “é o momento de um novo rumo, e está em nossas mãos fazermos um novo caminho, uma nova realidade para Rondônia. Cada um de nós tem que assumir a nossa responsabilidade e fazer a nossa parte”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS