Meta é aumentar o desempenho escolar e diminuir evasão no ensino médio.O secretário da Educação, Júlio Olivar, tratou esta semana com o professor Romeu Caputo, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), sobre o projeto “Jovem de Futuro”, mantido pelo Instituto Unibanco. O projeto fará parte do Programa Ensino Médio Inovador, já em curso no MEC. Conforme prevê as diretrizes do governador Confúcio Moura, o Ensino Médio Inovador já está em processo de instituição em escolas estaduais de Rondônia.
Segundo Caputo, seis estados foram escolhidos pelo próprio ministro Aloizio Mercadante como prioridade na implantação do Jovem de Futuro. Rondônia está entre eles, por conta do alto índice de evasão escolar no ensino médio. A adesão ao projeto ocorrerá sem a necessidade de contrapartida financeira.
Também em conversa com o secretário Júlio Olivar, o coordenador do Instituto Unibanco, Vanderson Berbat, se propôs a vir a Rondônia fazer uma apresentação do programa aos técnicos da Gerência de Educação e do Núcleo de Elaboração de Projetos Inovadores da Seduc, departamentos responsáveis por agendar a data da vinda de Berbat a Porto Velho.
O programa
O Jovem de Futuro é uma ação idealizada pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, em escolas públicas de ensino médio. O objetivo é aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão.
Para atingir essas metas, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, tempo de duração do ciclo das três séries do ensino médio. O projeto tem ainda como meta a melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas envolvidas.