PAINEL POLITICO - Assembleia se prepara para abertura do ano legislativo. E vem cassação por ai – Por Alan Alex

PAINEL POLITICO - Assembleia se prepara para abertura do ano legislativo. E vem cassação por ai – Por Alan Alex

PAINEL POLITICO -  Assembleia se prepara para abertura do ano legislativo. E vem cassação por ai – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Explicando
Como é ano eleitoral, os políticos resolvem “prestar contas” de suas ações ao longo de seus mandatos. No caso do pessoal da prefeitura de Porto Velho, essa tarefa, em tese, é complicada. Em tese por que qualquer cidadão comum ficaria acanhado em ter que arrumar desculpas para a população, mas a companheirada acredita realmente nas fantasias que eles veiculam em suas propagandas. Um dos setores mais críticos, o de transporte, está sendo administrado pelo vereador Claudio Carvalho, que já ocupou essa função e nada fez. O resultado é óbvio, o trânsito está caótico. Mas continuando....
Maratona
Claudio Carvalho esteve na noite de quinta-feira em um programa de TV falando sobre os problemas da cidade. Nesta sexta-feira ele esteve em duas rádios em horários seguidos, também realçando “os avanços do setor” na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Às vezes tenho a impressão de que moro na Lua, por que não consigo enxergar essas realizações. O secretário, que quer ser prefeito, disse que “agora vai conseguir resolver” por que tem dinheiro em caixa. Mas, espera ai...cadê o dinheiro das compensações que vem sendo entregues à prefeitura desde o primeiro mandato de Roberto Sobrinho? Cadê o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta assinado entre MP e SEMTRAN, quando Fernanda Moreira era secretária?
Asfalto
Claudio Carvalho teve a capacidade de falar que o asfalto que cobre as ruas de Porto Velho “é de melhor qualidade”. Sobre isso nem cabem comentários. Quem anda pelas ruas pode falar tão bem ou melhor que eu sobre esse assunto. Sinceramente? A coluna já tem quatro anos e em todos esses quatro invernos a ladainha da prefeitura tem sido a mesma, assim como as críticas da coluna. Melhor deixar o tempo passar e esperar esse prefeito e sua turma deixarem o poder.
Cancelada
Hermínio Coelho, presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia esteve reunido nesta sexta-feira com o governador Confúcio Moura e pediu para que o governo desistisse de convocar a sessão extraordinária que estava agendada para segunda-feira (06). Ficou acertado que dia 14, véspera da abertura do ano legislativo, vai ser realizada uma audiência pública para tratar do pedido de financiamento do Estado e no dia 15, após a sessão ordinária, o presidente convoca outra sessão para colocar o projeto em votação. Sobre o projeto, mais abaixo explicamos o que é.
Convite
Hermínio convidou representantes de todos os poderes para participarem da abertura do ano legislativo, que promete ser quente, a começar pela discussão do processo de cassação do deputado Valter Araújo Gonçalves, que se encontra foragido desde o fim de dezembro. A comissão processante da Assembleia também vai avaliar o caso dos sete outros parlamentares que foram indiciados pela Polícia Federal na Operação Termópilas, por participarem de um suposto esquema de recebimento de propinas de Valter Araújo.
Trâmite
Por mais que alguns deputados ainda insistam e fiquem buscando fórmulas mirabolantes para salvar a pele de Valter Araújo da cassação, é bom a turma tirar o time de campo e fazer valer o bom senso. Como foragido, todos os processos do ex-presidente da Assembleia vão ser julgados à revelia. Não cabe defesa por que quem deveria fazer isso seria o próprio Valter. Só que para defender o mandato, ele deveria estar investido do mesmo, o que não é caso. Está afastado pela justiça e impedido de freqüentar a Assembleia. Portanto, para Valter retornar àquela Casa, só em um próximo mandato.
Já os outros
Como estão em fase de indiciamento e o único impedimento que permanece é o de ocupar os cargos na Mesa Diretora, Euclides Maciel, Ana da 8, Saulo da Renascer, Jean Oliveira, Epifânia Barbosa, Flávio Lemos e Zequinha Araújo podem pensar em respirar, mas devagar. Existem três punições previstas no regimento, advertência, suspensão e cassação. É pouco provável que a comissão processante opte pela última opção, mas isso não está descartado. Porém, se forem aplicadas as duas primeiras, já será bem mais do que aconteceu em 2006, quando 23 dos 24 deputado estaduais foram pegos enfiando as duas mãos na cumbuca da folha paralela de Carlão de Oliveira.
Financiamento do BNDES
O governo federal disponibilizou para o estado uma linha de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este recurso será aplicado no Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (PIDISE), que beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas, através de assistência à população rondoniense nas áreas urbanas e rurais, em setores como saúde, saneamento, segurança, produção, emprego, renda, habitação, turismo, cultura, entre outros.
Na verdade
Os financiamentos do BNDES são sempre um grande negócio. O Brasil atravessa uma excelente fase econômica, e em Rondônia não poderia ser diferente. É válida a disposição do governo em buscar esse financiamento, mas também é preciso que os mecanismos de controle estejam atentos. E o principal, não deixar de pagar, o que é perfeitamente possível, tendo em vista o crescimento do PIB estadual. Os críticos alegam que o Estado não precisa, é auto-suficiente. Realmente é, e pode fazer esses investimentos por conta própria, mas seria em um prazo tão longo que não surtiria os efeitos necessários.
Registro
Jornalista normalmente não tem plano de saúde. É caro. Mas a profissão rende amizades. Na hora do “perrengue” quem deu uma grande ajuda foram os médicos Germano Bezerra, que mesmo enrolado tendo que levar a cunhada de um canto para outro deu atenção ao telefonema do enfermo e Amado Rahaal, que mesmo estando em seu dia de folga se prontificou a atender o paciente em seu consultório. Amado faz falta no Hospital de Base e quem usa o serviço público de saúde sabe muito bem disso.
Na berlinda
Natan Donadon está mais para lá do que para cá. Na semana que vem o Supremo deve julgar seu último recurso e ele corre um grande risco de ir do Congresso para uma unidade de detenção. Ele foi condenado a 13 anos de reclusão e caso perca o mandato, a sentença deverá ser cumprida. Quem anda rindo à toa é Amir Lando que vai ocupar uma cadeira no Congresso com 8.533 votos. Ou seja, foi escorraçado pelas urnas e volta pela matemática atrapalhada do TSE.
Álcool de vinho faz bem também
Um grupo de cientistas espanhóis constatou que até o álcool do vinho tinto é beneficente para a saúde cardiovascular, desde que o consumo seja moderado, informou nesta sexta-feira, 3, o centro onde a pesquisa foi desenvolvida. Segundo o estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", tanto o etanol como os polifenóis presentes no vinho tinto têm diferentes efeitos beneficentes sobre as moléculas inflamatórias causadoras da aterosclerose em seus estágios adiantados, assim como a combinação de ambos é mais eficaz em pacientes com alto risco cardiovascular. Estas são as principais conclusões da pesquisa desenvolvida por três grupos do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede-Fisiopatología da Obesidade e a Nutrição (Ciberobn), dirigidos por Ramón Estruch, Francisco José Tinahones e Dolores Corella. Trata-se, segundo uma nota do Ciberobn, do primeiro teste clínico que demonstra os efeitos beneficentes do etanol e dos polifenóis, substâncias químicas presentes nas plantas. Os selecionados eram consumidores moderados de álcool e tinham diabetes ou três dos seguintes fatores de risco cardiovascular: tabagismo, hipertensão arterial, colesterol, obesidade e parentes com doença coronária prematura. Os pesquisadores comprovaram que o álcool (sem polifenóis) exerceu um efeito antiinflamatório em pacientes de alto risco e diminuiu os níveis de alguns marcadores inflamatórios. Já a combinação de etanol e polifenóis do vinho afeta mais os pacientes com alto risco cardiovascular.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com – nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com. Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS