Autoridades estaduais e municipais, dirigentes e representantes dos segmentos que atuam em prol do desenvolvimento agropecuário e ambiental de Rondônia estiveram presentes na reunião técnica realizada pela diretoria da Emater, nesta última quarta-feira, 25. O secretário executivo da Emater, Elisafan Sales e o adjunto Francisco Mende de Sá recepcionaram o governador Confúcio Moura, o prefeito Roberto Sobrinho e convidados no auditório da instituição para apresentar as atividades desenvolvidas nos 40 anos de extensão rural no Estado e as ações a serem desenvolvidas neste ano.
A apresentação foi feita pelo coordenador técnico e de planejamento, José Tarcísio Batista Mendes, que iniciou falando sobre a extensão rural e a instalação da Emater no Estado. Segundo ele, em consonância com as políticas de governo para o desenvolvimento agropecuário no estado o foco da Emater está voltado à valorização dos agricultores e à universalização do conhecimento.
Atuando nas dimensões: econômica, sociocultural e ambiental a Emater trabalha, basicamente, com quatro grandes projetos: Projetos Estratégicos Estado, que executa as políticas de governo para o desenvolvimento socioeconômico, agropecuário e ambiental, através de convênio com as secretarias de estado da agricultura (Seagri) e de desenvolvimento econômico e social (Sedes); Projetos Estratégicos Federal, que executa ações conveniadas e/ou contratadas pelo governo federal para desenvolvimento dos agricultores familiares; Projetos Estratégicos Privados, para implementação de ações contratadas com o Sebrae e com o Consórcio Santo Antônio Energia (Saesa); e Projetos Estruturantes, que prevê investimentos na gestação e qualificação de recursos humanos e multimeios.
Distribuídas nos 52 municípios e 11 distritos do Estado a Emater conta com cerca de 1500 funcionários, aí incluídos funcionários contratados por força de convênios com os governos federal e estadual, e contrato com a iniciativa privada, para atendimento a 36.032 família (105.336 beneficiários) e assistência a 1036 organizações sociais (31.535) beneficiários com ações e implementação dos programas desenvolvimentistas. Em 2011 foram capacitados 7.981 produtores, distribuídas 120 mil mudas de seringueiras clonadas produzidas, a 171 famílias para plantio de 756 hectares de Sistemas Agroflorestais.
Políticas públicas
Um dos carros-chefe da atual política para o desenvolvimento de Rondônia, o Programa Água Produtiva permitiu a construção de 60,2 hectares de tanques de piscicultura em 56 propriedades. Já, o Terra Produtiva, que também incentiva o desenvolvimento através da mecanização da propriedade, levou 48.392 horas-máquina ao campo contribuindo para na produção de 16.231 toneladas de silagem e recuperação de 21.646 hectares de áreas degradadas, beneficiando 6.516 famílias.
O governador Confúcio Moura diz reconhecer a grandiosidades do trabalho da Emater salientando seu desejo em ver o trabalho da extensão rural em prol das pessoas que se encontram em situação de risco alimentar. Só em Rondônia, segundo dados do IBGE, 20% da população encontram-se na faixa de pobreza ou extrema pobreza. Desses, 62% estão no meio rural, o que justifica um maior investimento no setor. Para isso a Emater vem firmando parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) na execução do Plano Futuro.
O governador também salientou a necessidade de parcerias entre a Emater e outras secretarias de Estado, como a da Educação (Seduc), para implantação da educação rural, e com a de Justiça (Sejus), para o resgate da dignidade do encarcerado. Segundo ele, o trabalho da Emater poderá contribuir para que o prisioneiro possa trabalhar para produzir seu alimento e ainda ajudar financeiramente a família.
Segundo José Tarcísio a Emater ainda participa de outras licitações das Chamadas Públicas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, devendo com isso ampliar o número de atendimento a agricultores familiares em Rondônia.