Na China
Ano passado uma grande comitiva de Rondônia esteve viajando pela distante China. Alguns dizem ter pagado as próprias despesas, outros viajaram pelo governo e outros pela Fiero. O tour durou 20 dias e foram advogados, assessores e empresários. Também esteve por lá nosso ilustre Roberto Sobrinho, conforme pode ser visto na imagem abaixo. Sorridente, não se sabe se ele foi recebendo diárias nem qual o resultado prático dessa viagem, sabemos que para a população de Porto Velho a solução não está no oriente.
Comitiva
Além do prefeito de Porto Velho também andou por lá o prefeito de Montenegro, Aloísio Antônio da Silva e o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco. O diretor técnico do SEBRAE/RO, Hiram Rodrigues Leal (cunhado de Roberto) também integrou a comitiva.
Outra
O prefeito tem andado, e muito com o empresário José Caleide Marinho, também conhecido como Sidney Gonçalves ou Sidney da Signos Factoring, aquele que após ter sido preso na Operação Dominó por lavagem de dinheiro descobriu-se que era foragido da justiça do Amazonas por crime de homicídio. Mas as andanças do prefeito são de diversão. Eles costumar ir, ao menos uma vez por mês pescar em uma propriedade do empresário que fica no Amazonas. E vai a turma toda, inclusive o secretário municipal de regularização fundiária e habitação, Ian Kleber Cerqueira, que por coincidência também estava na China acompanhando Roberto. Será que eles foram aprender a fazer regularização fundiária lá do outro lado do mundo?
Queridinho
Ian César é o mais novo queridinho do prefeito Roberto Sobrinho. O rapaz está em todas e não mostrou a que veio. Nascido em 1982 em Jaru, bacharel em Direito, e ex-chefe de gabinete da presidência da Câmara de Porto Velho, viaja, e muito na companhia do prefeito. Quanto a regularização fundiária da Capital, bem, sobre isso não existem muitas informações. Mas certamente, durante a campanha, esses números vão aparecer.
Resumindo
Porto Velho está desmanchando com as chuvas e o prefeito resolveu que não pode fazer muita coisa pela cidade, então, ao que tudo indica, decidiu viajar e pescar. As idas para a propriedade de Sidney Gonçalves são de avião fretado e normalmente ocorrem nos fins de semana. Geleiras cheias de cerveja e quitutes fazem a alegria da turma. E vamos que vamos, o ano está apenas começando.
Ritmo
Hermínio Coelho começa a implantar uma nova administração na Assembleia Legislativa e já começou uma faxina nos cargos comissionados. Mais de 100 já foram exonerados e mais um tanto deve ser mandado embora nos próximos dias. No setor administrativo também estão sendo trocados os cargos de primeiro escalão e Hermínio espera que até o fim de fevereiro a Casa esteja trabalhando em um novo ritmo.
Complicada
E fica cada vez mais difícil a situação de Valter Araújo, deputado afastado do cargo pela justiça e se mantém foragido desde dezembro. Na condição de fugitivo torna-se praticamente impossível ele obter algum recurso favorável. Além disso, depoimentos de presos na Operação Termópilas apontam Valter como mentor de uma série de crimes. Com isso, a carreira política que vinha em escala crescente vai afundando cada vez mais e pode torná-lo politicamente em um zumbi. Resta saber se ele continua tendo apoio das igrejas, seu principal reduto eleitoral.
Trânsito
O vereador Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho anda trabalhando na idéia de proibir o trânsito de carretas em horário comercial nas ruas de Porto Velho e também a proibição de descarregar mercadorias entre 6 e 20 horas em ruas movimentadas, como Dom Pedro II e Carlos Gomes. Ele disse que pretende reunir os envolvidos, como transportadoras e lojistas para discutir o projeto.
Meio ambiente
O vereador também anda estudando a proibição de sacolas plásticas em mercados e supermercados, como já acontece em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Eduardo quer adotar o mesmo modelo dessas cidades para a capital de Rondônia, as sacolas plásticas são responsáveis pelo entupimento de bueiros e pela polução de rios e nascentes. Em cidades onde já vigora a proibição, a população vai às compras com sacolas de feira e ninguém reclama. Enfim, projetos de lei que resolvem alguma coisa. Ponto para Eduardo, que é do Partido Verde.
Confusão
E falando em Câmara e Partido Verde, a briga entre Bosco da Federal e Jaime Gazola, suplente e titular da vaga no legislativo da Capital vai para os tribunais. Jaime voltou ao cargo e Bosco pediu o mandato na Justiça. Resta saber se o tribunal resolve essa questão antes das eleições.
Aniversário
A instalação da cidade de Porto Velho ocorreu no dia 24 de janeiro de 1915, com a nomeação do Major de Engenharia do Exército, Fernando Guapindaia como Intendente municipal, cargo equivalente ao prefeito. No dia 4 de julho de 1907, um prego foi batido simbolicamente, para firmar um trilho no primeiro dormente colocado para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A partir daí nasceu a cidade de Porto Velho, que surgiu como conseqüência do início das obras da ferrovia. Depois de sete anos, a Vila de Porto Velho com o rápido crescimento, tornou-se município no dia 02 de outubro de 1914, através da Lei nº 757, sancionada pelo governador do Amazonas, Jonathas de Freitas Pedrosa, cujo nome batiza a praça situada na Avenida Sete de Setembro, no centro.
Feia e suja
Mas Porto Velho não tem muito o que comemorar ao longo desse quase um século de existência. A cidade está suja, feia, esburacada e mal cuidada. Só para relembrar, José Guedes foi o último prefeito a investir em saneamento, isso em 1992. Chiquilito era acusado pela oposição, incluindo o atual prefeito Roberto Sobrinho, de “cuidar apenas das praças”, mas isso Chiquilito fazia com maestria. De resto, ele deixou a desejar e muito. Carlinhos Camurça, natural de Rondônia, até que tentou, mas também não conseguiu realizar grandes feitos, o que sabia fazer mesmo era o carnaval na Praça. Mas todos esses aí citados não tinham um terço dos recursos que o paulista Roberto Sobrinho teve. E mesmo assim fizeram bem mais que ele. Pelo menos cuidavam de esgoto, praças e carnaval. Nem carnaval Roberto sabe fazer, por que no baile municipal só quem vai é a companheirada.
Por isso
Importante demais a população ficar atenta aos nomes que serão apresentados para disputar as eleições deste ano. Até agora temos pelo PT Claudio Carvalho ou Fátima Cleide; pelo PMDB Orestes Muniz (que foi vice de Jerônimo Santana), Abelardo Jorge (Abelardinho), Davi Erse ou Zequinha Araújo (o do dinheiro na meia); Mauro Nazif; Lindomar Garçon; Ivo Benitez; Miguel de Souza e Hermínio Coelho. Evidente que vão surgir outros nomes, alguns podem coligar, mas antes de votar é bom se informar com cuidado. Depois que elege, babau.
Pimenta faz bem, e muito
A secretária de Estado Hillary Clinton costuma dizer em entrevista que um dos segredos de sua impressionante disposição para cumprir uma agenda agitada de trabalho é consumir pimenta todos os dias. Agora, as pesquisas científicas revelam que ela tem razão. Conhecida pelo seu odor característico e sabor picante, mas também por seu efeito anti-inflamatório e analgésico, a família das pimentas, que inclui o pimentão, está se tornando um santo remédio para males crônicos. Recente pesquisa americana sugere que substâncias destas plantas e de outras especiarias, como o açafrão-da-Índia (curcuma), são potentes anticancerígenos porque ajudam a controlar o ritmo de crescimento das células. Este efeito é causado, em parte, pela capsaicina, a responsável pelo ardor da planta. Novos estudos indicam também que as pimentas reduzem o colesterol e aliviam enxaquecas. Uma boa notícia para os brasileiros, já que o país tem grande diversidade dessas plantas. Tanto que elas são alvos de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As pesquisas também revelam que as pimentas são ricas em carotenoides e em vitamina C, ambos com efeitos antioxidantes. E com um lembrete aos chefs de cozinha e amantes da culinária: quanto mais ardida, melhor!
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com – nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com. Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.