Agentes do Sevic realizavam campana no Porto dos Canoeiros, situado na Avenida Dr. Mendonça, no centro da cidade, pois havia informações de que motocicletas furtadas seriam embarcadas para o lado boliviano naquele local. Por volta das 19h30 ouviram um motor rabeta aproximando-se do porto, desembarcando um jovem, via rádio informaram a outra equipe de policiais que aguardavam em uma viatura próxima ao local.
Na tentativa de abordar a pessoa que desembarcou com uma mochila os policiais deram ordem de parada, mas ao notar a presença policial o jovem correu sendo necessário efetuar alguns disparos para cima a fim de intimidá-lo.
O chefe do Sevic, Sebastião Félix Reis, indagou o porquê de o jovem estar fugindo e logo foi identificado pelo nome de Leonandro Santana de Farias, de 20 anos, vulgo “Salsichinha”, que afirmou estar carregando 1 kg de droga na mochila. Confessou ainda que pagou a um traficante boliviano a quantia de R$ 3.000,00 e pretendia levar a substância entorpecente para Porto Velho e a revenderia, o invólucro foi encontrado na mochila, ambos conduzidos a Delegacia de Polícia e autuado pelo tráfico de drogas.