Encontro Municipal de Educação Integral tem participação do MEC
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No segundo dia do Encontro Municipal de Educação Integral “Integrando Saberes”, que aconteceu no teatro Banzeiros, na manhã desta quarta feira, 30, os educadores puderam participar de um ciclo de debates com o representante do Ministério da Educação, Maurício Nunes que tratou sobre o programa Mais Educação. O evento é promovido pela secretaria municipal de Educação por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (Dade), e tem por objetivo avaliar como está a educação no município e buscar o fortalecimento da rede municipal.
O Palestrante do ministério da Educação (MEC), Mauricio Nunes, tratou sobre o programa Mais Educação e as matrizes históricas da Educação Integral, fazendo um resgate de grandes educadores como Anísio Teixeira que fazia parte de um grupo de educadores revolucionários para sua época que defendiam a educação integral em 1932 e Darci Ribeiro que na década de 80 lutava pela educação e por último, Paulo Freire, que tratou da educação emancipada. “A educação integral em Rondônia e no município de Porto Velho teve um aumento significativo. Em 2010, eram 123 escolas em todo o Estado, agora estão previstas para o próximo ano 203. Além disso, o programa Mais Educação vem para ampliar as atividades nas áreas de cultura, lazer, tecnologia e as escolas optam por trabalhar trinta e cinco horas semanais, cerca de sete horas por dia. A orientação do Ministério da Educação para o ano que vem é que aquelas escolas que possuem um programa, também tenham o Mais Educação”, explica Maurício.
Recursos
O representante do MEC também abordou temas sobre a ampliação do tempo em que o aluno permanece na escola e que este deve ser de qualidade, falou sobre os recursos do Mais Educação que vem dos programas: PPDE – Programa Dinheiro Direto nas Escolas; PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e Fundeb – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola Básica. “Em contra partida o município deve disponibilizar um professor ou orientador para desenvolver o programa em cada escola, este irá mobilizar equipe de apoio e merendeiras”, disse Maurício.
Segundo Gláucia Negreiros, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, existem 10 macrocampos do Programa Mais Educação e cada escola deve escolher seis destes para trabalhar de acordo com a necessidade da escola e bairro aonde está inserida. “Se eu vejo que em minha escola existe a necessidade de acompanhamento pedagógico nas áreas de letramento e matemática eu opto por trabalhar isso, ou se, por exemplo, vejo que é necessário para meus alunos o esporte e lazer, a cultura e a arte; trabalhar a educomunicação; a cultura digital; a saúde escolar ou os direitos humanos em educação vou trabalhar estas questões que são alguns dos macrocampos definidos no programa”, afirma Gláucia.
Alzenir Gutierres, orientadora na escola municipal Flamboyant disse que o município está avançando na questão de investimento no educador e que espera sair do encontro com novo ânimo para continuar trabalhando. “Vi ontem que a educação integrada em Belo Horizonte acontece desde 2007, nós aqui temos apenas dois anos, o que significa que estamos caminhando bem. Hoje com o representante do Ministério de Educação vi sobre o repasse de verbas para o município e o que ainda sonhamos em conquistar. Espero que tenhamos maior investimento no profissional de educação e a valorização e o importante é que neste encontro poderemos fazer colocações e propor melhorias. É assim que construímos uma educação integral. Que todos saiamos daqui com outros com outros olhos para a educação e que os professores possam se qualificar e serem cada vez mais valorizados” comenta a psicopedagoga.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!