Confúcio vistoria UPAs e locais que receberão Canal da Cidadania
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As obras das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão sendo construídas nas zonas Sul e Leste, em Porto Velho, e os igarapés que serão urbanizados por meio do projeto Canal da Cidadania foram vistoriados pelo governador Confúcio Moura, na tarde de segunda-feira (28). O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Lúcio Mosquini, responsável pelo projeto e urbanização de canais e a assessora especial do governador, Vilma Alves, acompanharam nas visitas.
Na UPA do bairro Cidade do Lobo, zona Sul, os trabalhos estão em ritmo acelerado. “Aqui a população será atendida a qualquer hora do dia, seja para curar uma simples enxaqueca, seja para internação rápida”, disse o governador.
A Unidade de Pronto Atendimento da zona Sul terá a responsabilidade de desafogar o fluxo de atendimento do Pronto Socorro Estadual João Paulo II, também na zona Sul de Porto Velho. Nesta região moram mais de 70 mil pessoas. “Elas irão usufruir deste benefício tão aguardado pelos moradores da cidade,” comentou Confúcio Moura.
Cada Unidade de Pronto Atendimento possui 1.257 metros quadrados. Toda a estrutura é feita em aço, com piso em vinílico e as divisórias feitas em placas termoacústicas (aço revestido com isopor). Este tipo de construção, segundo o supervisor de obras da HW Construtora, engenheiro Jader Nóbrega, está sendo utilizado em diversas capitais.
As UPAs irão funcionar 24 horas por dia, oferecendo atendimentos com clínico-geral para casos de baixa e média complexidade, que incluem problemas de pressão alta, febre, cortes, queimaduras, traumas leves e primeiro atendimento para infarto ou acidente vascular encefálico (AVE), e atendimento com pediatra e odontólogo, além de serviços, como raios-x, laboratório para exames, eletrocardiograma, entre outros suportes para o diagnóstico. No local o paciente será atendido e avaliado para saber se deve ser encaminhado ao Hospital de Base para assistência especializada ou se pode ser mantido em observação, que pode ser de até no máximo 48 horas. Serão feitos pelo menos 600 atendimentos por dia.
O governo do Estado pretende construir mais quatro UPAs no interior de Rondônia, sendo uma em Vilhena, uma em Rolim de Moura, uma em Ji-Paraná e em Ariquemes.
As obras, segundo o supervisor de obras da construtora, estão dentro do prazo estipulado e devem ser entregues até o final de dezembro, uma exigência do governador Confúcio Moura. Reforçando a importância do planejamento, Confúcio Moura destacou que as duas UPAs estaduais e outras duas que a prefeitura irá construir irão suprir a carência, até que seja erguido o Hospital de Urgência, nas proximidades da Maternidade Municipal.
Qualidade de vida
O governador esteve ainda nos locais que receberão serviços do projeto Canal da Cidadania. “Estamos vendo de perto os locais para idealizar qual bairro de Porto Velho tem condições de receber o Canal”, disse o governador. O projeto tem a frente o DER e prevê a revitalização e urbanização de canais e igarapés que passam dentro da cidade de Porto Velho.
Além de Porto Velho, os municípios de Ariquemes, Buritis e Ji-Paraná estão listados para receber o projeto de revitalização. A criação dos canais significa qualidade de vida à população. “Uma gente feliz e sem estresse é porque tem o que ver e o que fazer na sua cidade, queremos isso para essa população bonita de Porto Velho”, enfatizou Confúcio Moura.
Cada canal, de acordo com o DER, está avaliado em cerca de R$ 5 milhões, porém, segundo ele, o valor maior “é o bem estar que irão proporcionar as pessoas. Rio Branco, a capital do Acre, conseguiu transformar valas em canais. São locais que pessoas procuram aos finais de tarde para se exercitarem. Aqui também será desta forma”, disse Mosquini.
Canal da Cidadania
No projeto Canal estão previstos pórticos com pilares e vigas, pergolado, sombreamento sobre faixas de circulação de pedestres, constituído por estrutura de concreto armado moldado, composta por duas linhas de pilares, paralelas, que seguem a forma de arco.
Os canais também terão quiosques para venda de bebidas e alimentos, sanitários, conjunto de aparelhos para exercícios de musculação ao ar livre, bebedouro, bicicletário, lixeiras, bancos, mesas em banquetas, playground, passarela e tonéis. As obras dos canais terão início no próximo ano.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!