A data-base de negociação salarial é fixada em Rondônia no mês de abril. Este ano 2011, meu primeiro ano de governo, praticamente, foi o ano inteiro conversando com os sindicatos.
Constituí um COMITÊ NEGOCIADOR para ser a porta de entrada das conversações, que logo a seguir – a negociação migra para o CONSELHO DE GESTÃO DO GOVERNO.
Com isto, demonstrei claramente, que as portas estarão sempre abertas. Para que servidores e governo possam dialogar dentro de princípios que estejam sempre vinculados à Lei de Responsabilidade Fiscal. O Estado jamais poderá se desajustar. Ninguém ganhará em viver e trabalhar, além de fornecer produtos e serviços para um Estado desequilibrado.
O fundamento sempre será este. No mais é conceder os reajustes dentro das reais possibilidades do Estado e fazer o pagamento no dia certo.
A greve desgasta a todo mundo. Além de ser a medida extremada e última. Os sindicatos são treinados ao longo do tempo para negociação. E tem evoluído muito.
Por que desgaste, sofrimento, consumação de energia – para todos nós, governo, servidor e sociedade?
Francamente, sem demagogia nenhuma, sem querer paliar absolutamente nada, o que mais desejo é que o meu governo possa se transcorrer sem nenhuma greve.
Fico por aqui, postei esta curta mensagem mais tarde, tive problema de Internet. E boa sorte para todos nós.
Bom dia a todos.