Garantir a segurança dos alunos nas travessias das vias em frente às escolas. Esse é o objetivo principal do trabalho de revitalização das sinalizações horizontal e vertical que a Prefeitura de Porto Velho realiza em frente das escolas das redes municipal e estadual de ensino. Com a ação, todas as faixas de pedestres existentes em frente dos estabelecimentos de ensino públicos serão refeitas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran).
“Essa é uma ação necessária tanto para orientar os alunos como também os condutores de veículos. E a população precisa estar ciente da importância do uso correto da faixa de pedestre, não só em frente das escolas, mas também nos principais corredores de fluxo de veículos da cidade”, explicou o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), João Marcos Mendes.
Paralelo a ação, a prefeitura continua com a fiscalização nas ruas e a campanha educativa permanente que visa o estímulo ao respeito à travessia de pedestres nas vias públicas. O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento dos motoristas, fazendo-o entender que a travessia do pedestre deve ser respeitada, mesmo nos locais onde existe semáforo.
A mudança dessa cultura, para João Marcos, é necessária a fim de se garantir, paz e mais segurança no trânsito de Porto Velho. A campanha é desenvolvida em frente às escolas nos horários de entrada e saída dos alunos. Com relação às escolas privadas, o secretário adjunto revelou que, por imposição da legislação federal, a responsabilidade em colocar a faixa de pedestre e do proprietário do estabelecimento. “Isso não é invenção da prefeitura. É lei federal. Mas a Semtran tem auxiliado as escolas particulares elaborando o projeto sem custo nenhum”, disse.
Orientações
Para a melhor segurança do pedestre, a travessia deve ser feita sempre pela faixa. Se não houver faixa de segurança, atravessar a via sempre em linha reta, nunca em sentido diagonal. Jamais atravessar pela frente ou por trás de ônibus ou outro veículo, pois o condutor poderá não enxergar o pedestre.
Nunca atravessar driblando os carros em movimento. Olhar sempre para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única. Quando atravessar, escolher um lugar onde tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas. De preferência na esquina. Respeitar a vez do motorista. Nunca tentar atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será do pedestre.
Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 11 mil pedestres por ano são vitimas de acidentes de trânsito. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos: enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas e visuais e redução dos reflexos.