O Trabalho Científico “Leishmaniose Cutânea Disseminada: Uma Forma Rara de Apresentação da Doença”, produzido pelas acadêmicas Adriane Mendes, Ana Catarina Ferreira, Fernanda Gabry e Grazielle Morais, do curso de Medicina da Faculdade São Lucas (Porto Velho-RO), sob a orientação da professora Andréa Barbieri, foi aprovado para o XI Congresso Brasileiro de Clínica Médica, está sendo realizado na cidade de Curitiba (PR).
O Trabalho leva em consideração que no Brasil a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) apresenta ampla distribuição, encontrada em todas as regiões, subdividindo-se em Leishmaniose cutânea e Leishmaniose mucosa, sendo a forma disseminada (LCD) um subtipo de leishmaniose cutânea, relativamente rara, que pode ser observada em até 2% dos casos.
A proposta é mostrar o relato de um caso de LCD, ilustrando o quadro clínico a fim de atentar aos profissionais e acadêmicos para esta forma pouco conhecida da doença. “É importante entender a história mórbida dos pacientes a fim de diferenciar sinais e sintomas de doenças com acometimento dérmico podendo tratá-los precocemente”, destacam as acadêmicas. O XI Congresso Brasileiro de Clínica Médica tem mais de 1300 trabalhos científicos inscritos e contará com a presença de renomados professores nacionais e internacionais, além de professores clínicos que vão interagir com especialistas de todas as áreas de atuação médica.