VILHENA - Ferrovia que ligaria município a cidade de Goiás está quase parando

VILHENA - Ferrovia que ligaria município a cidade de Goiás está quase parando

VILHENA - Ferrovia que ligaria município a cidade de Goiás está quase parando

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu o trabalho de licenciamento ambiental prévio da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) e a obra, cuja conclusão estava prevista entre o final de 2013 e o início de 2014, está praticamente paralisada.
"Na verdade, nem saiu do papel ainda", confirma uma fonte do Ibama ouvida por um site de Cuiabá no final da manhã desta quinta-feira (6). "O Ibama tem outras prioridades e não há vontade política com a Fico, o que é lamentável", revelou a mesma fonte, em tom de desabafo, que vinha trabalhando no licenciamento.
Inicialmente, a Fico iria ligar Uruaçu (GO) a Vilhena, num traçado de 1.602 quilômetros, que vai exigir investimentos da ordem de R$ 6,4 bilhões. Contudo, no trecho entre Campinorte, em Goiás, e Água Boa, em Mato Grosso, a obra, de fato, continua nas pranchetas e não saiu mesmo do papel.
Em território mato-grossense, a ferrovia também passará por Lucas do Rio Verde. O ex-presidente da Valec-Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa do governo federal responsável pela obra, chegou a anunciar, em Lucas, que os trilhos chegariam até aquele município "no final de 2012".
"Infelizmente, este será mais um sonho frustado para a sociedade de Mato Grosso, porque a articulação da bancada federal deixa a desejar, assim como a inércia do governador Silval Barbosa preocupa. Tem que haver um trabalho conjunto de todos, envolvendo inclusive as bancadas de Goiás e Rondônia, porque mais vez estamos perdendo o 'trem da história'", declarou uma segunda fonte ouvida pelo Olhar.
Para desalento das autoridades de Mato Grosso e Rondônia, não é só apenas a suspensão do licenciamento prévio que preocupa. As licitações para contratação de empresas responsáveis pelas desapropriações e pelo projeto executivo (PE) também estão suspensas.
Segundo apurou a reportagem do site cuiabano, apenas o projeto básico (PB) entre Campinorte e Água Boa está pronto. No trecho Água Boa-Lucas, o PB está caminhando a passos de tartaruga. "É uma situação lamentável, sob todos os aspectos e as bancadas dos Estados da áreas de abrangência da Fico precisam se mobilizar se quiserem que as obras voltem a andar", sentencia uma terceira fonte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS