Nesta terça-feira, 06, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO/RO), aconteceu o “Encontro Técnico para o Planejamento da Aplicação de Recursos para 2012”. A reunião com coordenação do Banco da Amazônia (BASA) teve o objetivo de apresentar os planos de ações do Plano Plurianual (PPA) para o ano de 2012 e relacionar as experiências já realizadas para o desenvolvimento sustentável no estado.
Na abertura, o superintendente do BASA, Valdecir Tose, mostrou o desempenho realizado e os números das aplicações feitas pelo Banco da Amazônia no Estado e destacou a importância do encontro. “O banco está unido com a comunidade, iniciativa privada e governo do estado para definir melhor a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e de outras fontes para investimento em Rondônia”.
O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista - representando o presidente Denis Roberto Baú -, falou sobre as principais ações da iniciativa privada na contribuição para o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para 2012. “As empresas buscam utilizar ferramentas de gestão empresarial e ambiental na possibilidade de compreender os ciclos naturais e de saber produzir muito mais com menor impacto ambiental”.
O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um período de quatro anos. O Secretário adjunto, Avenilson Trindade, da Secretaria de Planejamento falou dos objetivos, das prioridades e as metas do PPA 2012-2012 pretendidos pelo Governo do Estado de Rondônia. “Dentre nossas ações, queremos apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas, ampliar investimentos em ciência, tecnologia e inovação, entre outras”, citou.
O Ministério da Integração Nacional (MI) teve Wanderlei Barreto como seu representante que discorreu sobre a “Política Nacional de Desenvolvimento Regional” – PNDR – no contexto do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Wanderlei articulou sobre as ações do ministério junto ao FNO, “queremos divulgar os programas de linhas de crédito para estimular a tomada de financiamentos, principalmente junto aos mini e pequenos produtores rurais e ainda, às micro e pequenas empresas nos espaços prioritários da PNDR”.
Uma das estratégias de atuação do Governo Federal para o desenvolvimento do país é a realização de ações integradas de políticas públicas para “Arranjos Produtivos Locais” – APL’s – tanto o BASA como o MI destacam a relevância dessas ações. O Gerente Executivo BASA, Oduval Lobato enfatizou as oportunidades para os negócios sustentáveis. “É de extrema importância que haja políticas integradas para ajustar a situação atual dos projetos estruturantes desenvolvidos no estado”.
Ao final do encontro houve a apresentação da situação em que os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a análise de como essas obras estão em Rondônia. Além de sugestões, críticas e proposições para ajustes de melhorias para o plano e os procedimentos operacionais. Gilberto agradeceu a todos os participantes e destacou o compromisso entre as parcerias para a plena expansão econômica de Rondônia. “Enxergar a sustentabilidade é ter a chave do futuro e o sucesso nos negócios”, finalizou.