CACOAL - Alunos e professores realizam passeata contra o analfabetismo

CACOAL - Alunos e professores realizam passeata contra o analfabetismo

CACOAL - Alunos e professores realizam passeata contra o analfabetismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Considerando os dados do IBGE, o Brasil possui cerca de 14.1 milhões de analfabetos, 33 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples, que são os considerados analfabetos funcionais, destes, 7,93% em Rondônia. Considerando ainda que Cacoal é destaque, sendo um “município universitário”, e, que o Ministério da Educação oportuniza por meio do Programa Brasil Alfabetizado o acesso à alfabetização para os que não tiveram oportunidade na idade própria, a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), através da Representação de Ensino de Cacoal e das 17 Escolas Estaduais realizará o dia “D” de combate ao analfabetismo em Cacoal.
Para a professora Fátima Gavioli, Representante de Ensino de Cacoal, “nós, enquanto representantes da Secretaria de Estado da Educação, temos que agir para a diminuição do índice de analfabetismo no nosso município, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer fase da vida. Esta proposta vai de encontro com a solicitação do Sr. Governador desde o seu primeiro dia de mandato”.
Passeata e cadastro
As escolas públicas e algumas particulares, contando com o apoio de alunos e professores, e a parceria das Universidades e da Loja Maçônica, estará no dia 08 de setembro, a partir das 07h30min, realizando passeata pelas ruas de Cacoal até as praças do município – Praça Municipal e Parque Sabiá – onde será realizado pelos voluntários do Brasil Alfabetizado, cadastro de adultos para participação nas turmas de alfabetização do referido Programa.
As Escolas Nossa Senhora do Carmo e Celso Ferreira da Cunha, situadas no Distrito do Riozinho também participarão do evento, sendo a concentração na Praça do Riozinho.
Aos que se cadastrarem e participarem efetivamente das aulas, será entregue um kit de material escolar – adquirido em campanha nas Universidades – e, oferecido exame oftalmológico, bem como óculos, se necessário, que estão sendo solicitados em forma de parceria junto às Lojas Maçônicas de Cacoal.
Ministro Andreazza
Em Ministro Andreazza, a Escola Estadual Nilo Coelho e a Secretaria Municipal de Educação também participarão do dia “D”. A passeata será até a praça municipal, onde haverá o cadastramento dos alunos para o respectivo Programa, na presença da Banda de Música da Igreja Assembleia de Deus.
Programa Brasil Alfabetizado
O Brasil Alfabetizado é um Programa do Governo Federal, por intermédio do qual, professores voluntários assumem turmas de alunos adultos não alfabetizados, com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo no país. O curso tem carga horária total de 320 horas, duração de 08 meses, sendo 160 dias com 02 horas/aula por dia.
Em Cacoal, atualmente estão sendo atendidas 27 turmas, espalhadas por 06 Bairros e 08 Linhas da zona rural, totalizando aproximadamente 330 alunos.
De acordo com o professor Carlos Alberto Rodrigues, Chefe de Seção Pedagógica da REN, “queremos no dia ‘D’ chamar a atenção da comunidade cacoalense e mostrar que, se todos quiserem, a erradicação do analfabetismo no nosso município será possível”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS