A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) está fortalecendo a equipe da Brigada Voluntária de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Assentamento Joana Dar’c. Na semana passada foram entregues ferramentas, equipamentos de proteção individual (EPI’s) e uma motocicleta que ficará à disposição dos brigadistas até o mês de outubro, para o monitoramento da área do assentamento.
Segundo o coordenador, Paulo Henrique Bonavigo, a equipe de brigadistas também realizará esclarecimentos aos proprietários da região sobre as conseqüências que as queimadas acarretam, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde da população. “Estas ações, com certeza contribuirão para a redução do número de queimadas ilegais na região”, esclareceu Bonavigo.
A equipe de brigadistas foi formada desde quando a Sedam identificou que as principais pressões que ameaçam a integridade da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, eram as queimadas ilegais nas propriedades do entorno, com maior incidência nas propriedades do Assentamento Joana Darc. “A partir daí foi elaborado um Plano de Proteção da Unidade de Conservação, com a participação das comunidades do entorno e dos conselheiros integrantes do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Três Irmãos”.