Promover a integração comercial entre Rondônia e o mercado internacional está na pauta das principais ações do Sistema FIERO que realiza, anualmente, dois grandes eventos para a promoção do intercâmbio empresarial: a Semana da Indústria e a Feira internacional da Indústria (FEIRON), com o mote “Abrindo fronteiras, fechando Negócios”. A 5ª edição –da FEIRON acontece de 14 a 17 de setembro e vai agrupar ao evento o Encontro de Comércio Exterior (Encomex).
No espaço, onde se dará a programação do Encomex estarão empresas rondonienses que têm potencial exportador. A finalidade de agrupar os dois eventos é estimular maior participação do empresariado rondoniense no contexto internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.
Esses são os objetivos do Encomex que se fundem aos da Feira Internacional da Indústria de promover a expansão dos negócios internacionais. “Não temos dúvidas de que será uma oportunidade única para que os empresários de Rondônia ampliem conhecimentos sobre o processo exportador, acessem novos mercados e, efetivamente, fechem negócios”, analisou enfaticamente o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú.
O Encomex propicia integração profunda do setor público com o privado, envolvendo palestras sobre diferentes temas para quem deseja exportar, passando pelo Espaço do Exportador, atendimento individual aos participantes, o Showroom composto por estandes, onde são expostos produtos, serviços e técnicas de apoio ao comércio exterior.
Em Rondônia devem ser explorados os setores da economia que já amadurecem os contatos comerciais com os países vizinhos, são eles: a indústria da carne, laticínios, minérios, indústria madeireira e grãos. Haverá também a articulação do Centro Internacional de Negócios do Sistema FIERO (CIN) em parceria com o MDIC para o Encontro de Negócios que sugere as rodadas internacionais de acordos e transações comerciais.