Em face as notícias veiculadas na imprensa estadual, acerca da migração do Sistema RENAVAM, o Departamento de Trânsito de Rondônia vem a público esclarecer:
A migração de plataforma é uma exigência do Ministério Público, haja vista que este Departamento efetivou em seu quadro de pessoal técnicos especializados em tecnologia da informação, extinguindo a mão de obra terceirizada.
A migração tornará o sistema RENAVAM ainda mais célere, objetivando melhor controle na sua frota, habilitação, arrecadação e sobretudo na dinamização dos serviços oferecidos a população.
O novo sistema interligará o DETRAN de Rondônia com os demais órgãos executivos de trânsito do país.
A emissão de taxas, consultas e demais serviços à população que no momento estão paralisados, terão seu restabelecimento no dia 1º de Agosto, segunda-feira.
As taxas do DETRAN com final 7, serão prorrogadas para o próximo dia 12 de Agosto, o que não acarretará em nenhum tipo de prejuízo financeiro ao cidadão e profissionais do ramo.
Os veículos apreendidos no pátio do DETRAN no período de 15 de Julho a 1º de Agosto de 2011, terão as taxas de diárias isentas pela autarquia.
Os servidores de todos os municípios receberam um pré-treinamento para operar o novo sistema RENAVAM.
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, através da sua Gerência de Tecnologia da Informação, tem trabalhado seriamente para desenvolver soluções e apresentar melhorias nos sistemas existentes objetivando melhorar a experiência dos usuários internos para a eficácia no atendimento e prestação de serviços à população.
Por fim,este Departamento lamenta o inconveniente e coloca-se a disposição para outros esclarecimentos, através de entrevistas agendadas por intermédio de sua Gerência de Comunicação pelos telefones: 3217-2575/9229-9691.
Airton Pedro Gurgacz
Vice-governador do Estado de Rondônia/Diretor Geral do DETRAN-RO
João Maria Sobral de Carvalho
Diretor-geral Adjunto do DETRAN-RO