SEBRAE - Capacitação do Programa Próprio gera Manga Rosa, empresa de semijoias

SEBRAE - Capacitação do Programa Próprio gera Manga Rosa, empresa de semijoias

SEBRAE - Capacitação do  Programa Próprio gera Manga Rosa, empresa de semijoias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem gosta de usar bijuterias e semijoias e não dispõe de tempo ou meio de transporte para ir ao vendedor ou a uma loja do gênero, agora conta com a Manga Rosa. Sob o comando das irmãs Juliana e Jucelene Bonazone, o empreendimento é inovador porque atende a empresas e também a pessoas em casa, através do sistema delivery.
Com apenas três meses de funcionamento, a Manga Rosa é um empreendimento individual resultante do Programa Próprio, que é uma capacitação [em três módulos e consultoria de viabilidade] do Sebrae/RO, que orienta o empreendedor a conhecer a realidade do mercado e planejar seu negócio.
Antes de consolidar o empreendimento, as Bonazone haviam tentado de tudo. O negócio que mais tempo durou foi a fabricação e venda de salgados em horário de lanche das empresas de Porto Velho. Não durou um ano.
“Queríamos, além da ocupação, contribuir com o orçamento de nossos maridos, ajudando na manutenção da casa e da família, então, tentávamos de tudo”, lembra Juliana, que começou a capacitação do Próprio antes e não concluiu. “Ela foi ‘puxada’ por mim, que a incentivei a ir até o fim da última vez, e valeu a pena”, sentencia Jucelene.
As irmãs Bonazone dizem que fazer a capacitação do Próprio foi muito mais que abrir a própria empresa, o que ocorreu em abril último. “Durante as fases da capacitação fomos descobrindo se o que fazíamos era o que queríamos, com segurança quanto à viabilidade do negócio”, diz Jucelene.
“Depois de tudo que havíamos tentado tínhamos várias idéias e, com as orientações do instrutor Victor Paiva, definimos uma. Ela se concretizou diante de um leque de várias iniciativas. Tudo aconteceu entre fevereiro e março deste ano”, observa Juliana.
O negócio foi mapeado conforme o passar da capacitação, e as irmãs Bonazone concordam que o Próprio estimula a correção de rumos durante sua execução, com o emprego de planilhas de custos, respeitando as diferenças entre receitas e despesas.
“Graças a isso temos hoje um negócio que oferece a comodidade ao cliente de ter atendimento em sua própria casa, inclusive fora do horário comercial, com formas de pagamento em cheque ou cartão de crédito, pois conseguimos, com apoio do Banco do Brasil, uma máquina de cartão Cielo. Os clientes é que fazem o horário de atendimento”, afirmam Juliana e Jucelene.
O Próprio mostra ao candidato a empresário a viabilidade ou não de seu empreendimento, propiciando inclusive mudanças de rumo quanto ao primeiro empreendimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS