EDUCAÇÃO - Projeto Aluno Monitor forma mais uma turma - VÍDEO

A formatura aconteceu no dia 09/07, no auditório da Faculdade UNIRON no Porto Velho Shopping, familiares, autoridades, educadores do projeto deram um brilho todo especial a cerimônia que foi marcada pela emoção. Antes da entrega dos certificados, os forma

EDUCAÇÃO - Projeto Aluno Monitor forma mais uma turma - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A formatura aconteceu no dia 09/07, no auditório da Faculdade UNIRON no Porto Velho Shopping, familiares, autoridades, educadores do projeto deram um brilho todo especial a cerimônia que foi marcada pela emoção. Antes da entrega dos certificados, os formandos dançaram (Tango), desfilaram e duas participações especiais que encantaram os convidados o cantor e ex-aluno do projeto Rodrigo Martins da turma de 2006    cantou e a pequena bailarina Missiane Felix de apenas cinco anos que fez uma linda apresentação de ballet.
A formanda Thalissa Barros Viana, realizou o juramento do projeto Aluno Monitor em seguida foi a vez da formanda Thainara Matilde Alves Miranda, oradora da turma que fez os agradecimentos em nome dos trinta formandos, ao ler seu discurso ,por várias vezes foi interrompida por suas lágrimas que se misturavam com suas palavras, a emoção tomou conta de todos os presentes. A cerimônia também foi marcada pela entrega de certificados de ex-alunos da segunda turma do ano de 2010 que ganharam bolsas de estudos e receberam seus certificados de conclusão nesse dia. 
A entrega das bolsas de estudos para alguns dos formandos foi um momento muito esperado, bolsas de taekwondo (02), do On Byte Curso Profissionalizantes (04), B&Z Agence (04) e Academia Arte de Dançar (01). A faculdade UNIRON também disponibiliza um bolsa integral de nível superior, para o aluno do projeto que concluir o ensino médio e obtiver   maior nota entre os outros ex-alunos do projeto que fizerem o vestibular da instituição.
O projeto Aluno Monitor completa oito anos no mês de agosto e começa a apresentar alguns pequenos resultados; ex-alunos na faculdade, nas forças armadas, faixa preta e outros se graduando, ex-alunos empregados ou fazendo estágios,alguns se preparando para fazer treinamentos em empresas parceiras e muitos ex-alunos acompanhando o projeto aprendendo mais   para   se tornarem instrutores do próprio projeto.
Durante três meses os formandos tiveram encontros diários de segunda a sábado com uma equipe de profissionais multidisciplinar que são os educadores da família do PAM. Onde: Delegados, Escrivãs, e Agentes da Policia Civil, Promotores de Justiça, Médicos, Dentistas, Psicólogos, Assistentes Socais, Enfermeiras, Empresários, Professores Universitários, Acadêmicos de Medicina , Assessores Jurídicos , Oficiais da Aeronáutica e do Exército, Policiais da Companhia de Operações Especiais, do Corpo de Bombeiros, Agente Penitenciário, Reeducando, Jornalistas, Locutor e Comunicador , Professoras de Dança, de Moda e Passarela e Mestres em Taekwondo. Todos unidos com um único objetivo, contribuir no processo de formação desses jovens.
Durante o curso de formação foi proporcionado aos formandos acompanhamento médico e odontológico em consultórios particulares onde os alunos eram levados pela viatura   do projeto, cestas básicas foram entregues durante o curso, visitas também foram realizadas aos finais de semana e feriados na residência de cada formando, todas feitas pelo autor do projeto visando um melhor acompanhamento e uma melhor interação familiar. Os pais também participaram de encontros com café da manhã onde puderam tomar café com seus filhos e o autor do projeto e durante o café tratar de assuntos relacionados a educação dos mesmos.
Durante o curso, em caráter de urgência, alguns integrantes necessitaram de socorro médico durante a madrugada e foram prontamente socorridos pela viatura do projeto que os levou até hospitais ou postos de saúde.
Os formandos no transcorrer do curso de formação realizaram visitas a: Base Aérea de Porto Velho, Casa Moradia, 3ª Companhia de Fuzileiros de Selva do Exército, Companhia de Operações Especiais, Curso On Byte Profissionalizantes, Direção Geral da Polícia Civil, Empresa Moto 13 Peças e Serviços, Faculdade Uniron, Ministério Publico de Rondônia, Primeiro Grupamento do Corpo de Bombeiros, Rádio Transamérica Hits 94,1 FM, Superintendência da Policia Rodoviária Federal, Web Jornal Rondônia ao Vivo e a Universidade Federal de Rondônia.
Em sua despedida o autor do projeto Aluno Monitor o professor e policial civil Wagner Marques, fez questão de mostrar e dizer que a Comenda Governador Jorge Teixeira, que recebeu recentemente das mãos do governador do estado pertence aos mais de sessenta educadores e trinta colaboradores que ao longo dos anos vem contribuindo com o projeto, agradeceu muito a todos.
Mostrou preocupação com a educação e disse que o Brasil será grande a partir do momento que a educação for realmente prioridade nesse país e lamentou ao olhar para os componentes da mesa de autoridades e não ver nenhum representante da Secretaria de Estado da Educação em um dia tão importante para os jovens.
Dando continuidade ao seu discurso o autor disse que nesses quase oito anos, lutou muito, que muitas portas foram fechadas, lembrou da época em que carregava   em cima de uma moto sob o sol ou chuva todo o material utilizado em sala. Porém que nunca desanimou, pois, sempre se lembrava da frase dita por JESUS: “ Não vim para ser servido e sim para servir” .

Hoje o projeto é reconhecido e elogiado inclusive a nível internacional, foi elogiado   em Brasília – DF no site Responsabilidade Social, através desse site o senhor Maurício, da Secretaria da Presidência da República entrou em contato com pessoas em Rondônia para saber mais sobre o projeto, ao vir ao estado disse ao autor do PAM para inscrever o projeto para que possa concorrer ao Prêmio ODM/Brasil -2011, Rondônia, está de parabéns com esse projeto finalizou. Durante seu discurso o autor disse que é preciso implementar o projeto em outros municípios, porém, de maneira RESPONSÁVEL e PLANEJADA e que não se pode implementar um projeto de tamanha proporção baseado em informações colhidas através de contatos feitos por email ou telefonemas, o PAM é muito mais do que isso e sendo assim merece RESPEITO.

Pois, mesmo após tantos anos a frente do projeto ainda continua aprendendo para fazer o melhor possível. Disse que o projeto envolve acima de tudo AMOR ao próximo, envolve família e diversos sentimentos o projeto é contado,é o corpo a corpo onde o abraço diário é a melhor ferramenta para se vencer alguns dos grandes problemas que nossos jovens atravessam. Através desses resultados positivos foi possível ver alguns anos atrás o nome de Rondônia em jornais europeus de maneira positiva, e futuramente novidades poderão chegar mais uma vez da Europa. Disse que não vai aceitar e estender a mão para pessoas despreparadas, pessoas que não estão preocupadas em APRENDER, VIVER, SENTIR e RESPIRAR o projeto, achando que para expandir o projeto basta apenas de uma sala e uniformes. O PAM significa vida e esperança para aqueles que passam por ele e hoje até mesmo os pais estão se tornando uma preocupação para o projeto onde se tenta arrumar emprego para os que estão desempregados.

 E olhando para os pais agradeceu pela confiança depositada e por permitir que durante três meses seus filhos ficassem sob a responsabilidade do projeto, elogiou muito a todos os formandos e chorou pedindo desculpas por não poder fazer mais por eles, disse que a responsabilidade de cuidar dos nossos jovens não é somente do PROJETO ALUNO MONITOR, somos apenas uma fração e minhas limitações são maiores que minha vontade o dever de cuidar dos nossos jovens é de todos que acreditam nesse estado e nesse pais, ao final abraçou a cada jovem onde sob forte emoção familiares e formandos choraram.

VÍDEO

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS