Pernambucano é empossado no cargo de desembargador do TRT de Rondônia e Acre

Pernambucano é empossado no cargo de desembargador do TRT de Rondônia e Acre

Pernambucano é empossado no cargo de desembargador do TRT de Rondônia e Acre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O juiz Ilson Alves Pequeno Júnior, 51 anos, foi empossado sexta-feira última (17) no cargo de desembargador federal do trabalho do TRT da 14ª Região- Rondônia e Acre, em sessão solene de posse do Tribunal Pleno realizada quatro dias após a publicação do ato de sua nomeação, assinado pela presidente Dilma Rousseff no Diário Oficial da União.
 
O novo desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior assume na vaga aberta com a aposentadoria do ex-presidente do Tribunal, desembargador Mário Sérgio Lapunka. O magistrado exercia, até sua nomeação para desembargador Federal do Trabalho, o cargo de Juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco.
 
Emocionado, o desembargador Ilson Júnior foi conduzido à Sala de Sessões até a cadeira que ocupará no Pleno pelas desembargadoras Elana Cardoso Lopes e Socorro Miranda. Em seu discurso de posse, manifestou a vontade de agradecer pessoalmente a todos que contribuíram para o “solene momento”, reafirmou o compromisso de continuar se doando no exercício do sacerdócio da magistratura e, por fim, invocou os ensinamentos do princípio da sabedoria, citando a Bíblia Sagrada.
 
Os desembargadores e o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, Francisco Cruz, saudaram o novo desembargador, lembrando a trajetória da sua carreira na magistratura trabalhista.
 
Antes da sessão solene de posse, o Tribunal Pleno realizou sessão administrativa para desconvocar o juiz federal do trabalho Shikou Sadahiro e a juíza Arlene Regina do Couto Ramos. Shikou Sadahiro ocupava a vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e foi designado para assumir a titularidade da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, enquanto Arlene Ramos, que ocupava a vaga deixada pelo desembargador Mário Sérgio Lapunka, passa a atuar como juíza convocada na vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho.
 
Na despedida, Shikou Sadahiro agradeceu a oportunidade por ter atuado como Juiz convocado e de ter permanecido por mais de 9 anos convivendo com os membros da Corte. “Vou levar os ensinamentos e todo o aprendizado para o resto da vida”, declarou.
 
O novo desembargador
 
Ilson Alves Pequeno Júnior é nascido em Recife (PE), casado, pai de quatro filhos, dois netos e ingressou na magistratura trabalhista como juiz substituto em 1990, após aprovação no segundo concurso público do Regional, atuou em várias unidades judiciárias, inclusive nas antigas Juntas de Conciliação e Julgamento de Cacoal e 4ª de Porto Velho.
 
Em Rio Branco, atuou como diretor do Fórum Oswaldo Moura, e antes de assumir a titularidade da 1ª VT local, respondeu em Rondônia pela presidência das JCJs de Pimenta Bueno e Rolim de Moura, além da presidência da Associação dos Magistrados da 14ª Região (Amatra XIV), no período de 1995/1997.
 
O magistrado é pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), bem como participou do curso de Altos Estudos de Política Estratégica da Escola Superior de guerra – Estado Maior das Forças Armadas (EMFA) na cidade do Rio de Janeiro.
 
Além de ter participado das bancas examinadoras de vários concursos para juiz do trabalho substituto, Ilson Pequeno é um dos campeões de produtividade na jurisdição de Rondônia e Acre, tendo alcançado, respectivamente, nos anos de 2007, 2008 e 2009, índices de produtividade de 93,97%, 85,06% e 91,32%.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS