Através da denúncia anônima ao telefone 190 da Polícia Militar por volta das 22h do dia 12 de junho, a pessoa denunciava que no interior de uma casa localizada na Linha A7, KM 03, na Zona Rural de Urupá, havia um homem morto e que o assassino seria o proprietário da residência, João Lacerda dos Santos.
Chegando ao endereço, a Policia Militar se deparou com a residência fechada e com o apoio da Polícia Civil, entraram em contato com a esposa e a mãe do suposto criminoso para que acompanhassem a averiguação.
Ao abrir a porta da residência, os policiais encontraram um homem caído ao solo, já sem vida, com várias perfurações pelo corpo. Ele foi identificado como Ronivon dos Reis e de acordo com a perícia técnica, provavelmente o assassino usou um facão para matar a vítima.
Após verificação do homicídio a equipe do Sevic – Serviço de Investigações e Capturas da UNISP – Unidade Integrada de Segurança Pública, deliberou várias diligências no intuito de localizar o suposto infrator o João Lacerda dos Santos. Diligências foram realizadas na zona urbana do município de Urupá como também na Zona Rural do município, dentro de matas rondonienses. Após as buscas a Polícia Civil capturou o infrator que confessou o crime. O assassinato chocou a sociedade Urupaense tanto pela forma cruel do delito, como também pela brutalidade com a qual o infrator ceifou a vida da vítima.