PAINEL POLÍTICO – Adjunto da SESDEC começa vislumbrar cadeira na ALE com apoio do Sinsepol – Por Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na coluna PAINEL POLÍTICO de 16 de maio deste ano, avisamos que o governo tinha em mãos uma “lista negra” com 63 nomes de policiais militares que teriam participado do movimento grevista, que responderiam processos administrativos e seriam expulsos da corporação. No dia 18 a Associação de Familiares de Policiais Militares enviou nota afirmando “que todo o procedimento terá de ser realizado de forma imparcial e sem nenhuma perseguição a nenhum dos envolvidos, isso de segundo acordo firmado com o próprio Governo do Estado, Comando da Polícia Militar e ASSFAPOM”.
Pois bem
Quase um mês depois, Confúcio Moura vetou a anistia aos policiais militares dada pela Assembleia Legislativa. E podem anotar: os revoltosos serão expulsos. É questão de tempo.
Começando
Ricardo de Souza Rodrigues, secretário-adjunto da segurança pública de Rondônia é filho do médico, empresário e fazendeiro de Ariquemes, conhecido como “Dr. Rodrigues”, amigo de Confúcio Moura e que sempre ajudou financeiramente nas campanhas. “Ricardinho” como é conhecido na região, teria tentado emplacar como vice de Confúcio, ainda na eleição para prefeito, mas teve o nome vetado na convenção. Para agradar ao velho amigo, Confúcio teria colocado o rapaz, aprovado no concurso para delegado de polícia, na função de adjunto da SESDEC.
Campanha
Enquanto Marcelo Bessa se engalfinha com o “Primeiro Cunhado” Francisco de Assis e o chefe da Inglaterra, ops, da Casa Civil, Ricardo Sá por uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas, que deverá ser aberta com a aposentadoria de José Gomes, Ricardo de Souza Rodrigues começa a pavimentar uma possível candidatura para a Assembleia Legislativa, contando supostamente com o apoio do Sinsepol, sindicato dos policiais civis, sob o comando de Jales Moreira. Informativos levando o nome de Ricardo estão sendo distribuídos via e-mail aos policiais.
Anistia não
Em 13 de maio deste ano, oito dias após o segundo movimento grevista, quando já havia sido aprovada a anistia aos policiais militares, um e-mail enviado por Ricardo de Souza Rodrigues informava “a SESDEC não coaduna com qualquer anistia para os autores de crimes ou infrações administrativas”. Veja abaixo:
Portanto
Os policiais militares só podem contar com a Assembleia Legislativa para tentar fazer valer o acordo feito com Confúcio Moura durante o movimento grevista. Também é importante o Ministério Público Eleitoral ficar de olho no secretariado de Confúcio Moura. Além de Lúcio Mosquini, que quer ser governador, o jovem delegado, secretário-adjunto de segurança pública, quer ser deputado. E eles usam a máquina administrativa para isso.
Falando em Mosquini
PAINEL POLÍTICO não pára de receber informações sobre irregularidades no DER, órgão chefiado pelo empresário jaruense. A última é sobre casos de nepotismo entre servidores comissionados no órgão. Recebemos uma relação de nomes que estamos verificando o parentesco com publicações no Diário Oficial e vamos divulgar, caso realmente sejam verdadeiras.
Publicidade
No primeiro round da licitação da publicidade venceu a empresa rondoniense Minha Agência, de propriedade do publicitário Júnior Melgarejo, que teve uma discussão séria com Vicente Moura (Cambuquira) na manhã da última terça-feira. Em segundo lugar ficou a agência Casa de Idéias e em terceiro a Casa Brasil, ambas de outros estados. A DPZ ficou em sexto lugar. A empresa teria deixa de “ se esforçar” após a divulgação por PAINEL POLÍTICO, que ela seria a vencedora do certame. Veja abaixo a pontuação de cada concorrente:
1º LUGAR: ALÍNEA “J”, correspondente à proposta da empresa MINHAGÊNCIA PROPAGANDA E MARKETING LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 95,00;
2º LUGAR: ALÍNEA “E”, correspondente à proposta da empresa CASA D’IDÉIAS MARKETING E PROPAGANDA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 86,07;
3º LUGAR: ALÍNEA “B”, correspondente à proposta da empresa CASA BRASIL COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 83,46;
4º LUGAR: ALÍNEA “I”, correspondente à proposta da empresa OANA PUBLICIDADE LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 83,37;
5º LUGAR: ALÍNEA “L”, correspondente à proposta da empresa IDÉIA3 COMUNICAÇÃO E EXPANSÃO DE NEGÓCIOS LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 82,27;
6º LUGAR: ALÍNEA “C”, correspondente à proposta da empresa DPZ – DUALIPI PETIT ZARAGOZA PROPAGANDA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 81,96;
7º LUGAR: ALÍNEA “N”, correspondente à proposta da empresa CANNES PUBLICIDADE LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 80,60;
8º LUGAR: ALÍNEA “M”, correspondente à proposta da empresa STAFF DE COMUNICAÇÃO LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 79,90;
9º LUGAR: ALÍNEA “F”, correspondente à proposta da empresa DEBRITO PROPAGANDA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 79,00;
10º LUGAR: ALÍNEA “A”, correspondente à proposta da empresa NORTE COMUNICAÇÃO E MARKETING S/S LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 77,77;
Definiu
Expedito Júnior fica exatamente onde está, presidindo o PSDB em Rondônia. Se a justiça decidir convalidar a eleição que foi feita elegendo Jean Oliveira como presidente da legenda, a nacional no dia seguinte intervém e coloca Júnior de volta. Moral para isso ele já provou que tem e vem investindo na reorganização do partido. Pagou todas as contas atrasadas, inclusive salários e se prepara para inaugurar no próximo dia 20 o novo ninho tucano, que vai ser instalado na Avenida Brasília, próximo à Emdur.
Visitantes
E Expedito já fechou com a nacional uma vinda à Rondônia do senador Aécio Neves e José Serra, possivelmente ainda este ano. A agenda organizada por Júnior prevê passagens por Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. A data ainda vai ser confirmada.
Prefeitura
Em conversa informal com juristas, Expedito foi informado que existe uma grande possibilidade de poder ser candidato em 2012, com isso ele estaria apto a disputar a prefeitura de Porto Velho. Mas essa é uma alternativa que ele ainda não consolidou. Ele tem cacife para disputar Senado e governo e ficar amarrado na Capital, não seria muito coerente. Mas ele garante que essa é uma possibilidade real.
Nomes
O grande problema do PSDB atualmente é a falta de nomes de peso para disputar a prefeitura de Porto Velho. À exceção de Expedito, não sobra nada. Vejamos. Os tucanos dispõe de Jean Oliveira, Mariana Carvalho, Euclides Maciel e Alexandre Brito. Os dois primeiros são herdeiros políticos com nenhuma experiência no Executivo. Maciel sabe que não se elege, querendo apenas montar uma base eleitoral em Porto Velho e Alexandre Brito teve uma votação pífia para prefeito e mais pífia ainda para deputado estadual. Com essa nominata o mais perto que os tucanos podem chegar é a uma vice-prefeitura. E olhe lá.
Portanto
Cabe mesmo a Expedito Júnior a responsabilidade de conduzir a legenda com maestria para não perder o rumo. Os próximos meses serão decisivos e a construção de um nome é algo complicado. Sem contar que o próximo prefeito vai pegar uma cidade em frangalhos, com inúmeras obras inacabadas e certamente um monte de dívidas. De repente não é mesmo vantagem para Expedito entrar nessa fria.
TV demais mata
Pessoas que ficam mais horas em frente à televisão correm um risco maior de morrer ou de desenvolver diabetes e doenças cardíacas, sugere um novo estudo. "A mensagem é simples", segundo o autor da pesquisa, Frank Hu, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. "Diminuir as horas em frente à TV é uma forma importante de reduzir comportamentos sedentários e as chances de desenvolver diabetes e doenças cardíacas." As pessoas que passam muitas horas em frente à televisão não só não se exercitam, como provavelmente comem alimentos pouco saudáveis, explicou Hu. "A combinação de sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade cria um 'terreno fértil perfeito' para o diabetes tipo 2 e doenças cardíacas." Este não é o primeiro estudo que associa o tempo em frente à TV a efeitos nocivos --muitas pesquisas encontram uma forte ligação com a obesidade. Hu e sua equipe descobriram que, para cada duas horas de televisão diária, o risco de diabetes aumenta 20%, enquanto o risco de doença cardíaca, 15%, e o risco de morte, 13%. Com base nesses resultados, os pesquisadores estimaram que, entre um grupo de 100 mil pessoas, reduzir o tempo de TV em duas horas por dia pode prevenir 176 novos casos de diabetes, 38 casos de doenças cardiovasculares fatais e 104 mortes prematuras por ano.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!