VACINAÇÃO - Prefeitura de Candeias prepara etapa única de vacinação contra a poliomielite

VACINAÇÃO - Prefeitura de Candeias prepara etapa única de vacinação contra a poliomielite

VACINAÇÃO - Prefeitura de Candeias prepara etapa única de vacinação contra a poliomielite

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após conseguir alcançar meta estipulada pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1, o setor técnico de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), da Prefeitura de Candeias do Jamari, já trabalha nos preparativos da etapa única da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia Infantil).
O Dia “D” da campanha será n o próximo dia 18 de junho com abertura oficial na Unidade Mista de Saúde Santa Izabel, no bairro União. Com a meta de vacinar no mínimo 95% das crianças do município, menores de cinco anos de idade, a prefeitura disponibilizará a população sete equipes formadas por vacinadores e auxiliares que atenderão a comunidade das o7h ás 17h.
Em todo município funcionarão sete pontos de vacinação: Unidade Mista de Saúde Santa Izabel, Bar do Duca, Escola Municipal Dom João Batista da Costa, Posto de Saúde União do Palheiral, Creche Municipal Francisco Alves, creche Rosa Fé e Posto de Saúde São Pedro, no distrito de Triunfo.
Além da imunização contra a poliomielite, estarão disponíveis também vacinas como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
A Coordenadora Municipal de Atenção Básica à Saúde, Marcia Cristina, enfatizou que no período da campanha os pais ou responsável deverão comparecer a um posto para imunizar seu filho.
“É importante levar a carteira de vacinação para as devidas atualizações. A vacina contra a paralisia infantil é rápida, segura e indolor, utilizada via oral. A criança toma apenas duas gotinhas, o que corresponde a uma dose”, disse a coordenadora.
Vacina                                                                                                    
A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nos postos de saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico – as três doses de rotina – a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha para evitar o contágio da doença que é transmitida por três tipos de vírus. 
A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso.                                       
As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.
A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada.
Uma pessoa que teve poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral. 
H1N1
Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em Candeias do Jamari, os idosos, crianças e gestante que ainda não receberam a vacina contra a gripe H1N1 poderão ser imunizados em qualquer posto de vacinação acima citado.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS