Prefeitura participa de campanha da ONU para reduzir violência no Trânsito

Prefeitura participa de campanha da ONU para reduzir violência no Trânsito

Prefeitura participa de campanha da ONU para reduzir violência no Trânsito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A prefeitura de Porto Velho reuniu na tarde desta quinta feira (5), diretores de todas as unidades de saúde do Município e coordenadores de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). O encontro realizado na Fatec serviu para divulgar as estratégias do Plano de Ação Década 2011 a 2020, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), cuja meta é reduzir os índices de lesões e mortes por acidentes de trânsito.
 
De acordo com a coordenadora municipal das doenças e agravos não transmissíveis, Régia Martins, o lançamento oficial da campanha em todo mundo será na próxima quarta feira (11). Nesse dia, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Detran, Semtram, Semed, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Agevisa) e acadêmicos de enfermagem da Unir, farão diversas atividades públicas de conscientização, como palestras, entrega de panfletos e blitz por toda a cidade.
 
No Brasil, segundo Régia Martins, o plano está sendo realizado nas 16 cidades que atualmente apresentam os maiores índices de acidentes, e Porto Velho é uma delas. As
ações serão desenvolvidas com base em alguns pilares, dentre eles, destacam o fortalecimento da gestão de segurança no trânsito, infraestrutura viária adequada, segurança veicular, comportamento e segurança dos usuários, assistência hospitalar e reabilitação. “A Semusa vai trabalhar em duas frentes. Uma delas é a promoção da saúde mediante orientação e conscientização dos pacientes. A outra é o atendimento às vítimas”, informa.
 
O secretário municipal de saúde, Williames Pimentel destacou que durante os próximos dez anos a prefeitura estará intensificando cada vez mais as ações com objetivo de reduzir o número de vítimas do trânsito. Ele também disse que esse encontro de diretores de unidades de saúde e coordenadores de equipes do PSF foi uma capacitação para esses profissionais, para que entendam a filosofia do plano, se engajem e tornem-se multiplicadores no local de trabalho e na comunidade.
 
Régia Martins conclamou os profissionais a se engajarem na causa, dando cada um o melhor de si. “A partir de agora, as ações de segurança no trânsito devem ser rotina em todas as unidades de saúde do Município, da mesma forma que falamos de doenças como DST e AIDS, precisamos alertar as pessoas sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte por um trânsito mais humano”, ressaltou. Nesta sexta feira, às 9 horas, o encontro será com os servidores da Semed.
 
Em fevereiro de 2010, a ONU editou uma resolução recomendando que os próximos dez anos sejam dedicados para a segurança no trânsito. Também foram recomendadas medidas imediatas a serem aplicadas nas cidades que apresentam os maiores índices de vítimas, como forma de “frear” a violência nesses locais. Uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), liderada pelo secretário Itamar Ferreira e funcionários do Detran também participaram do evento.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS