PAINEL POLÍTICO – CONFÚCIO DIZ QUE NÃO VAI DISPUTAR REELEIÇÃO - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – ALAN ALEX

PAINEL POLÍTICO – CONFÚCIO DIZ QUE NÃO VAI DISPUTAR REELEIÇÃO - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
STICCERO DIVULGA NOTA MAS NÃO EXPLICA NEGOCIATA. PROTESTE CONTRA O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
Conversando
O senador Valdir Raupp parou dia desses para conversar com o governador Confúcio Moura e foi logo se queixando da falta de espaço no governo, e que o caminho que Confúcio estava seguindo, poderia inviabilizar sua reeleição, em 2014. Raupp aconselhou o governador a realizar algumas mudanças, inclusive voltou a insistir no nome de Pimentel na Sesau. Também sugeriu que seu suplente, Tomas Correia poderia assumir a Casa Civil, pois assim, quem sabe, Confúcio poderia conseguir ser reeleito.
Nem aí
Mas o senador não esperava a resposta dada pelo governador. Sorrindo marotamente, Confúcio explicou com a calma que lhe é peculiar, que não estava interessado em reeleição. Disse que ao final deste mandato, estará com idade suficiente para se dedicar à família e não quer entrar em outra disputa eleitoral. Confúcio também declarou que quer deixar o “governo redondo para que a Marinha Raupp possa administrar sem problemas”, disse sorrindo e coçando a careca.
Claro
Que Raupp com a eterna cara de paisagem que também lhe é peculiar, ficou atônito. A única resposta que lhe veio à mente foi “Marinha vai ficar onde está, mas ainda acho que o senhor deveria me ouvir”. Não deu certo. Pelo menos por enquanto, Raupp continua fora do governo e suas indicações estão sendo colocadas em escanteio. Confúcio pode até não mandar, mas Raupp também não apita.
Rega bofe
Os Democratas inauguraram na última quinta-feira sua nova sede em Porto Velho e o evento foi disputado. Por lá estiveram deputados estaduais, deputados federais e lideranças, como Expedito Júnior, atual presidente do PSDB. O prefeito de Ji-Paraná José Bianco, presidente estadual do DEM também esteve presente a solenidade. O presidente municipal do DEM é o secretário-adjunto de Finanças do Estado, Wagner Luiz (Wagner Bocão).
Rebatendo
O STICCERO divulgou em um obscuro site de Porto Velho uma “nota de esclarecimento” sobre a denúncia veiculada na quinta-feira por PAINEL POLÍTICO. Na reportagem foi exibido um vídeo onde aparecem diretores do STICCERO negociando com a direção da Santo Antônio Energia, a demissão de trabalhadores que seriam de uma chapa adversária, que havia disputado as eleições sindicais semanas antes e saído derrotada.
Ataques
A tal “nota de esclarecimento” ataca o presidente da FITRAC, entidade que disputa filiados com o STICCERO, Antônio Acácio Moraes do Amaral, pessoa com a qual PAINEL POLÍTICO nunca teve contato e ainda o jornalista Danny Bueno, que segundo a nota, teria sido o responsável pela matéria. É que Danny Bueno move ação trabalhista e por danos morais contra o sindicato. A nota trás uma série de ofensas contra o jornalista, que declarou recorrer novamente à justiça contra o STICCERO.
Novos fatos
Nesta sexta-feira PAINEL POLÍTICO divulgou novo vídeo. Um trabalhador de Jirau, que comandou a primeira rebelião no canteiro de obras, foi cooptado pelo sindicato para “acalmar” os revoltosos. Em troca ele receberia vantagens em dinheiro, além de uma cirurgia a ser bancada pelo consórcio, passagens aéreas para ele e esposa, além de ser demitido, junto com sua mulher, que também trabalhava na usina, para receber o FGTS integral. Duas semanas depois, o trabalhador invadiu a sede do STICCERO cobrando o acordo, que segundo ele, não teria sido cumprido. Faltava a cirurgia e o FGTS, que não tinha sido liberado.
Promiscuidade
As denúncias contra o STICCERO demonstram claramente que parte do movimento sindical no Brasil está tomado pela corrupção, adotando mecanismos que sempre foram combatidos pelos trabalhadores. É vergonhoso ver essas negociatas. O trabalhador que aparece no vídeo, identificado apenas como “João” desapareceu após ter ido ao sindicato. Não se sabe se ele foi operado nem se recebeu o que havia sido acordado. E pior, perante seus companheiros na usina, foi considerado um “traíra” por ter negociado um acordo apenas para ele.
Criticando
O deputado estadual Hermínio Coelho resolveu “chutar o pau da barraca” e chamou o governo de “vagabundo” por não ter cumprido o acordo com o sindicato dos familiares dos policiais militares. Na sessão itinerante da Assembleia em Vilhena, Hermínio teceu mais comentários sobre o caso e não vem poupando críticas ao governador Confúcio Moura.
Aliado
Hermínio é deputado pelo Partido dos Trabalhadores, que mantém três secretarias na atual administração estadual. O partido deve dar um “puxão de orelhas” em Hermínio por causa de suas críticas. A bem da verdade, a relação PT/Hermínio não anda lá essas coisas há muito tempo.
Outro
Deputado petista que também gosta de polemizar é Ribamar Araújo, que não foi para a sessão em Vilhena por ter “compromissos inadiáveis” na Capital. A situação de Ribamar é mais ou menos parecida com a de Hermínio em relação à legenda pela qual foram eleitos. E a tendência é a chapa esquentar nos próximos meses com a aproximação das eleições municipais.
Anulada
Está anulada a eleição da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) realizada no mês de abril do ano passado e que elegeu Raniery Araújo Coelho presidente até 2.014. A decisão é do juiz Edilson Carlos de Souza Cortez, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho, acatando ação impetrada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Rondônia (Sinveículos) e Augusto César Maia Pyles. A decisão foi tomada nesta sexta-feira e define a posse imediata de uma junta governativa formada pelas chapas que disputaram o pleito, uma nova eleição em 90 dias, além de multa diária de R$ 10 mil caso a determinação da Justiça não seja cumprida.
Na mesma moeda
Em Goiânia a população iniciou um movimento de protesto contra o abusivo aumento no preço dos combustíveis. Um comboio de motos e carros circula pela cidade abastecendo nos postos apenas R$ 0,50 e pedindo nota fiscal. Com isso, os donos de postos gastam mais, já que tem que pagar o imposto, que é maior que o lucro.
Por aqui
Tem gente reclamando para todo o lado, mas mobilização concreta mesmo, nenhuma. O Ministério Público precisa intervir nessa questão o mais rápido possível, porque os preços dispararam e tem posto escondendo combustível, dizendo “estar em falta”. A situação realmente está complicada e medidas precisam ser tomadas antes que vire caso de polícia.
Registro
E no último dia 04 foi o aniversário do jornalista Paulo Andreolli, do jornal eletrônico Rondoniaovivo.
Alerta
O uso prolongado da mamadeira aumenta o risco de obesidade infantil, de acordo um estudo feito nos EUA e publicado ontem no Journal of Pediatrics, um dos principais periódicos científicos na área de pediatria. Isso ocorre, segundo os pesquisadores, porque o utensílio estimula o consumo de mais calorias na medida em que os pais tendem a oferecê-lo aos bebês como uma espécie de conforto - para conter choros e manhas, por exemplo - e se esquecem de computar o alimento contido ali na hora de preparar a dieta diária das crianças. O estudo, feito por pesquisadores da Ohio State University e da Temple University, analisou informações de 6.750 crianças, desde o nascimento até os 5,5 anos. Foi considerado uso prolongado da mamadeira quando, a partir dos dois anos de idade, a criança ainda tinha a mamadeira como principal forma de ingerir líquidos ou mantinha o costume de dormir com ela. Do total, 22,3% dos bebês se enquadraram em um desses casos. Entre as que abandonaram a mamadeira antes dos dois anos, 16,1% foram consideradas obesas na idade de 5,5 anos. Já no grupo das que ainda mamavam, esse índice subiu para 22,9%. Segundo o estudo, uma única mamadeira pode suprir grande parcela da necessidade diária de calorias de uma criança.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS