A Prefeitura de Porto Velho já concluiu o serviço de desobstrução da rede de águas pluviais que estava sendo realizado na galeria, localizada na esquina da avenida Pinheiro Machado com a Júlio de Castilho. O trabalho de desentupimento estava sendo feito pelo “Tatuzão”, um caminhão especializado em limpeza de canais adquirido pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), por meio das compensações do consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR). “Ali naquela região, sempre que chovia, ocorria alagamentos. Então deslocamos para lá o Tatuzão para a desobstrução. Agora esse é um serviço constante realizado pela Semusb. Temos um cronograma de atividades que é obedecido todos os dias”, explicou o chefe da Divisão de Oficina de Garagem, da Semusb, Raimundo Martins.
Por dia, ele adiantou são realizados em média entre três a quatro serviços de desobstrução. A secretaria já mapeou os pontos mais críticos da cidade, o que tem possibilitado uma ação mais ágil do município no combate aos alagamentos.
O Tatuzão é usado especificamente para desobstrução de canais, aumentando a vazão da água e evitando “estrangulamentos” que possam contribuir para a ocorrência de alagamentos. O veículo funciona com três mangueiras que são usadas de acordo com a gravidade do problema.
Uma é para sucção de água, outra de ar comprimido. As duas são as de maiores diâmetros. A mangueira menor, de aproximadamente 100 metros, faz a desobstrução por meio da vazão da água que tem uma pressão muito forte.
O caminhão conta ainda, com um tanque para mil litros de água potável usada para alimentar e resfriar a bomba à vácuo que gera o ar comprimido. Há ainda uma bomba hidráulica que alimenta a bomba menor e um suspiro para evitar acúmulo de água no tanque. A equipe que opera o Tatuzão é formada por quatro pessoas.