Porto Velho concorre mais uma vez com cidade mexicana no Dia do Desafio: vem aí a cidade de “Campeche”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A secretária adjunta de Esportes da prefeitura de Porto Velho, Cleidimara Alves, representou a primeira dama do município, Lucilene Peixoto, durante o sorteio que definiu as cidades que irão se enfrentar no Dia do Desafio. A capital rondoniense vai competir com Campeche, cidade do México. O evento aconteceu nesta segunda feira (2), no Sesc Pinheiros, em São Paulo, com participação de diversas personalidades do esporte, autoridades e representantes de países como a Venezuela, Argentina e Chile, dentre outros.
Lucilene Peixoto é a organizadora do evento em Porto Velho. A coordenação em todo o País fica a cargo do Serviço Social do Comércio (SESC), mas são as prefeituras que mobilizam o público a participar do evento. “A Semes é o carro chefe e assume o trabalho de mobilização dos participantes e parceiros junto com a primeira dama. Inclusive, já estamos com algumas propostas e idéias novas para apresentar”, declarou a secretária Cleidimara Alves.
Desde 2005, quando Porto Velho começou a participar da competição, esse é o primeiro ano em que Lucilene Peixoto não teve condições de participar do evento que lança oficialmente o Dia do Desafio. A programação é marcada por diversas apresentações culturais e esportivas, com foco para a solidariedade e o bem-estar físico, sendo que ponto alto e mais aguardado é o sorteio das cidades. O tema desse ano é: “Você se Mexe e o Mundo Mexe Junto”.
Dentre os atletas presentes, estavam o velejador Las Grael, os jogadores de futebol Denílson e Cristiane, os ex-jogadores de vôlei Ana Mozer e Geovani, além da ex-jogadora de basquete Magic Paula. O evento começou às 10 horas e terminou no final da tarde, quando foi servido um coquetel.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se de uma campanha mundial com objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar, por meio de ações da comunidade, realizada anualmente na última quarta feira de maio. Cada cidade tenta envolver o maior número possível de pessoas e vence o desafio quem conseguir
mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao total de habitantes.
Em 2010, Porto Velho venceu a cidade de Villa Nueva/Guatemala, quando foram mobilizadas 148.286 mil pessoas. No primeiro ano em que participou (2005), a Capital concorreu com Santiago de Surco/Peru, mobilizando 106.302. Em 2006 competiu com a cidade de Camaguey/Cuba e mobilizou 155.691 pessoas, em 2007 concorreu com a cidade boliviana Cochabamba mobilizando 108.523 pessoas, em 2008 concorreu com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli, vencendo com 170.000 participantes. Em 2009, Porto Velho venceu pelo quarto ano o Dia do Desafio competindo com a cidade de Santa Marta/Colômbia, com 141 mil registros de participantes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!