Importantes produtores de grãos do Brasil, os estados de Goiás e Minas Gerais ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, no ranking de crescimento da produção. Os dados são do terceiro levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Goiás registrou 10% de aumento, enquanto que Minas Gerais, 6,5%.
Os sojicultores tiveram papel importante na última safra. Foram cuidadosos com a terra e apostaram nas sementes certas. Vivaldo de Souza Machado, de Morrinhos (GO), é só sorrisos. Ele escolheu a cultivar CD 242RR. “Em uma parte da área consegui 77 sacas por hectare e na outra 83. Na safra passada testei essa variedade e gostei. Foram 72 sacas naquela ocasião. Agora gostei mais ainda e vou continuar com a soja da Coodetec”, argumentou. De acordo com o produtor, os pontos que mais lhe chamaram a atenção foram: boa capacidade produtiva, sanidade, ciclo e porte bons.
O agrônomo Pietro Guizzetti, que trabalha com seu pai, em Itumbiara (GO), conheceu a nova geração Coodetec, durante o Tecnoshow Comigo 2011. Ele se surpreendeu com a produtividade e bom engalhamento da cultivar CD 251RR. “Na próxima safra, essa será a nossa aposta”, exclamou Guizzetti. Ele disse ainda que o ciclo e a arquitetura das novas cultivares, que apresentam folhas mais finas, por exemplo, irá favorecer o manejo, dando mais eficiência ao controle de doenças e inclusive diminuindo custos nas lavouras. “Na verdade, vai ficar difícil fazer uma opção, quando todas essas cultivares estiverem no mercado. Elas chamam muito a atenção.”
Os produtores de milho também garantem o sucesso da safra de grãos em Goiás. Para o produtor de Caiapônia (GO), Pedro Zimmer, que também é proprietário da Revenda Ponto Alto, na cidade de Jataí, a Coodetec é sinônimo de estabilidade. “Já estou com a Coodetec há vários anos e pretendo continuar”. Zimmer plantou o híbrido CD 327 na safrinha e está com uma ótima expectativa. “A sanidade desse milho me surpreendeu e o porte de plantas é ideal para safrinha. Plantei também o CD 351 e o CD 397YG. Os dois estão ótimos. Vou continuar plantando no próximo ano”, comentou Zimmer.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, os sojicultores também se destacaram com os resultados alcançados em suas lavouras. O produtor Paulo Plinio Scherer, de Unaí, está muito satisfeito com a colheita de soja. Ele colheu 60 sacas por hectare da cultivar CD 237RR e 64 sacas por hectare da CD 242RR. “Para quem quer produzir bem, safra após safra, eu recomendo Coodetec. Já experimentei outras sementes e um ano vai bem, outro ano dá prejuízo. Com as sementes CD, consigo manter a estabilidade há seis anos”, destacou.
Os rendimentos não agradam somente os produtores. Os técnicos também afirmam que as cultivares de soja da Coodetec são ótimas opções para o agricultor. “Tivemos um veranico de 30 dias em Unaí e, mesmo assim, a soja CD 242RR produziu bem. Cultivar que engalha bem, rende mesmo com baixa população, sanidade e grãos bons”, informou Marcos Magalhães Ferreira, engenheiro agrônomo que acompanhou a produção de CD 242RR na Fazenda Garapa. Foram 66 sacas de soja por hectare. Ele recomenda e afirma que o acompanhamento técnico é extremamente necessário para garantir bons resultados.
Sobre a Coodetec
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 34 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa.O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.