Os agentes penitenciários de Rondônia, reunidos na tarde de terça-feira (26) em Assembleia no sindicato da categoria, o Singeperon, instalaram uma Comissão responsável por acompanhar os trabalhos do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Servidores da Secretaria de Justiça (Sejus) e definiram um prazo de 15 dias para as negociações com o Governo do Estado.
Na ocasião, foi aprovado uma Pauta de Reivindicações com 13 itens que a Comissão formada por três agentes e dois socioeducadores levará ao governador Confúcio Moura, antes de qualquer movimentação ou paralisação por parte da classe. Formam a Comissão: os agentes Anderson Pereira (presidente do Singeperon), Leonel Paulo Freitag (Ji-Paraná) e Maxilino Maia Moto (Porto Velho); e os socioeducadores da Capital, João Feitosa de Oliveira e Aurilúcio Abucater Cruz.
Dos itens aprovados pela categoria, destaca-se o relacionado ao PCCS, onde prevê que o Governo assuma o compromisso de encaminhar o Plano para a Assembleia Legislativa aprovar até junho deste ano, devendo entrar em vigor no máximo em janeiro de 2012. Gratificação de Risco de Vida, Hora Extra Remunerada, Adicional Noturno, Auxílio Alimentação, Auxílio Fardamento, melhoria nas condições de trabalho, alimentação e de segurança são alguns dos pontos a serem discutidos com o Governo e descritos na Pauta.
Deliberações sobre possível paralisação
Antes de qualquer ato relativo à paralisação ou greve, os agentes decidiram de forma responsável por aguardar as negociações da Comissão junto ao Estado, a qual deverá apresentar um relatório da situação aos filiados em nova Assembleia já marcada para o dia 12 de maio próximo.
Anderson Pereira informou que a deliberação sobre uma possível paralisação para o dia 20/05 já constará na pauta desta Assembleia. “O agente penitenciário de Rondônia tem o pior salário do Brasil. Nosso drama é mais que urgente e não podemos esperar por muito tempo uma definição sobre melhorias salariais e nas condições de trabalho”, declarou.
Nos informes gerais, Anderson enfatizou o requerimento feitos à Secretaria de Administração do estado para o pagamento adequado do adicional de insalubridade, um direito certo dos profissionais e que muitos não vem recebendo corretamente. O presidente destacou também a presença de vários filiados e filiadas do interior que atenderam a convocação do Sindicato, a exemplo dos representantes dos municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Costa Marques, Presidente Médici, Ariquemes, Buritis e Cacoal.
Transmissão via Twitter
Durante a Assembleia, o presidente do Singeperon salientou o fato de pela primeira vez um ato público sindical ser transmitido em tempo real aos seus filiados pela internet. E o meio utilizado para esse fim foi o Twitter, microblog que está em pleno crescimento no Brasil, e juntamente com o Facebook, vem ganhando espaço que era antes dominado pela rede social Orkut.
Através do endereço www.twitter.com/singeperon, os chamados seguidores (followers), dentre eles o Governo estadual, tomaram ciência quase ao mesmo tempo em que as decisões eram tomadas na Assembleia. “A ação foi aprovada pela Diretoria e filiados. Daqui pra frente vamos utilizar o espaço oferecido pelas redes sociais para dar maior transparência e publicidade aos atos do Sindicato”, revelou Anderson.