A descentralização do Sistema Único da Assistência Social (Suas) é o principal tema em debate no 130 Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, que acontece na cidade de Belém, no Hangar - Centro de Convenções da capital paraense.
O encontro é uma realização do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), com o apoio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, dentre outros parceiros. O evento foi aberto na segunda-feira, 18 e encerra na quarta, 20.
Porto Velho está sendo representada no encontro pela secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, que integra a diretoria do Congemas. Ele exerce a função de segunda tesoureira no colegiado e foi indicada para o cargo em reconhecimento às políticas de assistência social implantadas pelo prefeito Roberto Sobrinho e coordenadas por ela. É a primeira vez que a capital de Rondônia tem assento no colegiado.
Cerca de dois mil participantes estão no evento trocando experiências e discutindo o tema "Gestão Descentralizada do Suas: Competências e Responsabilidades dos Municípios". Para a secretária Benedita Nascimento, o debate proposta pelo Congemas é uma oportunidade que os gestores da área têm para se apropriarem da política nacional, ao mesmo tempo em que as esferas de poder estaduais e federal, também se ambientam acerca das ações e problemáticas existentes.
Segundo ela, é o momento onde há uma interação entre as três esferas da Política de Assistência Social, com o foco especificamente no município, o que facilita a elaboração de uma agenda conjunta em prol da consolidação e avanço do Sistema Único da Assistência Social no País. Para a secretária Benedita Nascimento, a realização do evento do Congemas em Belém, está sendo importante também para dá mais visibilidade aos estados e municípios da Amazônia, no que diz respeito às políticas públicas na área da assistência social. “Essa é a primeira vez que o encontro é realizado na região Norte. Isso nos coloca no centro das discussões, com todo o cenário diversificado da região, pluralidade cultural e social que representa para o país a Amazônia, cenário este que também está inserido Porto Velho”, disse.
No caso específico da capital de Rondônia, segundo a secretária Benedita Nascimento, o destaque é maior porque hoje o município é uma referência regional e nacional, no que diz respeito às políticas públicas de assistência social adotadas pela prefeitura, como forma de diminuir as desigualdades sociais na capital. “Nesses sete anos de administração do prefeito Roberto Sobrinho, conseguimos avançar muito nesse setor, com os resultados positivos conquistados com as ações da prefeitura. Por isso Porto Velho é destaque nacional e tem hoje participação na diretoria do Congema”, frisou.