Preparativos para o recadastramento biométrico em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Justiça Eleitoral iniciou os preparativos para o mega projeto de recadastramento biométrico em Porto Velho. Na semana passada, de segunda-feira (11) a sexta-feira (15), cerca de 150 servidores receberam treinamento no manuseio do quite biométrico (equipamento responsável pela captura da fotografia e das digitais dos eleitores). Um analista da área de tecnologia da informação do TSE e um papiloscopista da Polícia Federal foram responsáveis por ministrar a capacitação aos servidores do TRE-RO.
Os servidores fizeram simulações de atendimento, com a captura de digitais e fotografia, foram instruídos sobre conceitos de identificação, tipos de impressões digitais e suas minúcias, lógica utilizada pelo sistema na identificação e na diferenciação entre as amostras de digitais, entre outros pontos.
Os Desembargadores e Juízes da Corte Eleitoral também estão envolvidos no processo de recadastramento biométrico. Minutos antes de iniciarem a sessão de julgamentos de ontem, segunda-feira (18), os membros da Corte Eleitoral conheceram de perto o equipamento e assistiram a uma palestra proferida por servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, oportunidade em que puderam conhecer com mais profundidade as vantagens da votação com identificação biométrica e fazer questionamentos aos técnicos do Tribunal.
O recadastramento será iniciado no dia 02 de maio de 2011 e se estenderá até o dia 30 de abril de 2012. Ao todo, aproximadamente 280.000 (duzentos e oitenta mil) eleitores serão recadastrados, com a previsão de 1.000 atendimentos diários.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!