Servidores do Judiciário se mobilizam em favor da PEC 190
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em todo o País, servidores da Justiça estarão mobilizados pela aprovação da PEC 190 na Câmara Federal
Reivindicando maior valorização da classe, com a criação do Estatuto do servidor e a isonomia salarial, os servidores do Poder Judiciário se mobilizarão nesta quarta-feira (13), em todo o Estado, e farão distribuição de panfletos e camisetas alusivos a Proposta de Emenda Constitucional 190/2007 (PEC 190), que insere uma letra (A) no artigo 93 da Constituição Federal.
Em todas as comarcas os servidores vestirão camisetas amarelas com slogan da campanha e distribuirão panfletos explicativos sobre o texto da PEC 190. “Muitos servidores ouvem falar da PEC, mas não sabem qual a abrangência ou importância. Com a campanha esperamos acabar com todas as dúvidas sobre o tema”, explicou o presidente do Sindicado dos Servidores do Poder Judiciário, Israel Borges.
Para reforçar o apelo pela aprovação da PEC, uma comissão de sete servidores do Sinjur se unirá a membros das demais entidades sindicais que representam servidores da Justiça para, em Brasília/DF, fazer um grande ato na Câmara Federal.
Israel Borges destacou o apoio da bancada rondoniense à aprovação da PEC. Segundo ele, a deputada federal Marinha Raupp é uma das parlamentares que assegurou propor para ordem do dia na Câmara a inclusão da votação da proposta. “Estamos otimistas. Esperamos, com apoio de nossos parlamentares, acabar com essa discrepância salarial que há entre servidores da Justiça Federal e da Justiça Estadual”.
Segundo o presidente do Sinjur, a intenção inicial era paralisar os trabalhos em todas as comarcas, “mas o impacto seria negativo, com atraso das demandas, o que acabaria prejudicando o jurisdicionado”. “Então, após reunião como os servidores, optamos pela campanha de conscientização”, reitera.
Além da isonomia salarial, os servidores buscam a organização e estruturação da carreira, com fim da terceirização e a promoção de concursos públicos para provimento das vagas existentes.
A realização do manifesto foi decidida no início deste mês, durante seminário sobre a PEC190, promovido pelo Sinjur, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!