Comissão sul-americana se reúne para discutir a febre aftosa

Comissão sul-americana se reúne no Recife para discutir a febre aftosa

Comissão sul-americana se reúne para discutir a febre aftosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para avaliar a situação e propor medidas contra a doença, a Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa está reunida, no Recife, para um encontro anual de representantes dos países membros.
 
De acordo com a Organização de Saúde Animal, falta pouco para a América do Sul ficar totalmente livre de febre aftosa. No caso de Pernambuco, ainda é considerado um estado de médio risco, pois tem cerca de 90% do rebanho, que é vacinado, e também conta com uma estrutura de combate à doença.
 
De acordo com o veterinário-consultor do Centro Pan-Americano Contra a Febre Aftosa, Gilfredo Darsie, os problemas que ainda persistem são os países que ainda têm ocorrência da doença, Equador e Venezuela. Existe um trabalho forte para combater, todos os países estão unidos para auxiliar a erradicação.
 
A Comissão se reúne anualmente para discutir propostas e recomendações e fazer uma avaliação dos anos anteriores. No Brasil - maior exportador de carne no momento -, foi constatado que todos os estados estão bem estruturados e, por isso, o país é visto com alto prestígio no combate à doença
 
Calendário anual de vacinação
 
Começa nesta sexta (1º) a rodada do calendário anual de vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Este ano, houve alterações no calendário para três estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Estes estados fariam a vacinação neste mês de abril, mas pediram para iniciar a campanha no mês de maio, pois desta forma haveria maior facilidade no trânsito de animais.
 
Por isso, neste mês, a campanha de vacinação contra a febre aftosa será feita somente em Roraima e Rondônia. Em Roraima, começa na sexta e vai até 30 de abril. Já em Rondônia será de 15 de abril até 15 de maio.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS