moradores dos distritos de Jacy-Paraná e de Fortaleza do Abunã
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Cine Araújo no Porto Velho Shopping teve uma sessão especial na manhã desta quarta-feira, que contou com a presença do governador Confúcio Moura, além de diversas autoridades, para prestigiar o vídeo-documentário “Filhos do Abunã”.
O documentário com duração de 30 minutos conta com o roteiro e direção do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Caetano e foi produzido em dois anos, durante a execução do projeto Verão Limpo.
A obra retrata a realidade vivida pelos moradores dos distritos de Jacy-Paraná e de Fortaleza do Abunã, “Através desse trabalho, queremos chamar a atenção de todos para essas problemáticas e assim, através de parcerias expandir esse projeto que tem grande importância não só na questão do meio ambiente, mas como também no social”, disse Coronel Caetano.
O documentário foi produzido com a finalidade de mostrar o cotidiano vivido pelos moradores dos dois distritos, principalmente quando começa os festivais de praias, evento que acontece anualmente e que já faz parte do calendário oficial de Fortaleza do Abunã e de Jacy-Paraná.
Entre os problemas apresentados estão o consumido de drogas e a prostituição, onde crianças trocam as brincadeiras por “festas” e bonecas por filhos.
Quando o projeto Verão Limpo teve início no ano de 2006, essa realidade começou a tomar um rumo diferente, através da realização de projetos sociais, que apóiam e valorizam a cultura e a família.
Sobre o projeto
O projeto Verão Limpo é desenvolvido pelo Governo do Estado com a finalidade de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente durante os festivais de praia.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), através do Programa de Recuperação de Matas Ciliares e Coordenadoria Ambiental, em parceria com o Corpo de Bombeiros e da Secretaria Executiva Regional (SER), tendo como público alvo as comunidades que residem no entorno da região onde ocorrem os eventos de festivais de praia.
Com um trabalho mais abrangente, o projeto conta com uma diversidade de ações. Além de trabalhar com a coleta seletiva de lixo, recuperação de nascentes e mata ciliar, oferece também oficinas de reutilização de resíduos sólidos, prevenção de crimes ambientais e instruções preventivas e de segurança para os banhistas e a comunidade local.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!