Prefeitura mantém doação de bicicletas para alunos

Prefeitura mantém doação de bicicletas para alunos

Prefeitura mantém doação de bicicletas para alunos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde o ano de 2005, a prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Educação já doou 1.800 bicicletas para alunos do ensino fundamental da região Rural do município. De acordo com o chefe do Programa de Transporte Escolar da secretaria municipal de Educação (Semed), Edimar Oliveira, os números de bicicletas doadas por ano foram: 2005 - 182; 2006 - 185;  2007 - 183;  2008 - 500; 2009 - 200;  2010 - 250 e para este ano 2011, serão entregues mais 300 bicicletas.    

Neste mês de janeiro, a equipe de transporte escolar fez visitas às regiões onde estão os alunos que têm bicicletas doadas pela prefeitura para avaliar em que condições de uso estão e se é necessária a substituição do veículo. O chefe do projeto de transporte escolar, que está dentro da divisão de Aparelhamentos de Projetos Especiais (DIAP), informou que as 300 bicicletas vão suprir o aumento da demanda, e também a substituição de bicicletas mais antigas por mais novas.         

As bicicletas são importantes para garantir o acesso dos alunos às Escolas, pois muitos moram fora do percurso dos ônibus escolares. Alguns alunos vão de bicicleta até o ponto de ônibus, deixam o veículo e seguem de ônibus até a Escola, outros vão e voltam, usando a bicicleta. “Esta ação da prefeitura de doar as bicicletas foi iniciada pelo prefeito Roberto Sobrinho para garantir que todos os alunos da rede municipal da zona Rural tenham acesso à educação. Este transporte também é feito através das terceirizações de ônibus escolares e de lanchas”, destacou Maria de Fátima, secretária municipal da Semed.               

O transporte escolar por ônibus era feito por uma frota de 75 carros e para este ano, a prefeitura contratou mais 17 veículos. O transporte na região ribeirinha é feito por voadeiras, que atualmente são 80, buscando alunos de vários pontos da margem do rio Madeira e levando até as Escolas municipais, distribuídas entre as localidades.         

A grande extensão territorial do município de Porto Velho, 34 mil quilômetros quadrados, é um dos maiores desafios para garantir o transporte escolar na zona Rural. O município tem entre a Ponta do Abunã, na divisa com o Acre e a localidade de Demarcação, no rio Madeira 700 quilômetros de distância. Este é o motivo principal do uso de transportes escolares variados, ônibus, voadeiras e bicicletas, para garantir que todos os alunos da rede municipal que residem nas regiões dos distritos da zona Rural e ribeirinha, tenham acesso ao ensino de qualidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS