Fiscalização do uso de cadeirinhas na capital será intensificada na próxima semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No dia 1º de setembro de 2010, se tornou obrigatório em todo o país, o uso de cadeirinhas no transporte de crianças em carros de passeio. Em Porto Velho, equipes de fiscalização da secretaria municipal de Trânsito, realizaram dezenas de blitz educativas orientando sobre o uso da cadeirinha, como também sobre a segurança que este equipamento garante.
José Zacarias, chefe da divisão da Educação para o Trânsito da Semtran, explica que foi dado prazo para que os condutores se adequassem à nova lei. “Uma das reclamações dos motoristas, foi que as cadeirinhas estavam em falta no comércio local. Constatamos que de fato o problema existia. A secretaria continuou com as blitz e com as devidas orientações, sem as notificações, mas hoje já é possível encontrar no comércio a venda de bebês conforto, para crianças recém nascidas até um ano, e da cadeirinha, para as crianças de um a quatro anos. Ainda há uma baixa nas cadeiras de elevação que é para o transporte de crianças de quatro a sete anos e meio. Mas não há mais tolerância. Caso o condutor esteja descumprindo a lei, estará sujeito a multa de R$ 191,54, mais sete pontos na carteira de habilitação”, explicou Zacarias.
Ele destaca ainda que crianças de sete anos e meio até dez, tem que ser transportadas no banco de trás com o cinto de segurança. “As pessoas devem se conscientizar de que esta lei garante a segurança destas crianças. Grande parte dos acidentes acontece perto de casa. Muita gente pensa que para ir até a padaria, que fica na esquina, não há necessidade do dispositivo de segurança. Hoje muitos acidentes são registrados nas proximidades da residência do cidadão e o condutor estava apenas 50 a 60 km/h. E a criança que tem o corpo frágil, desprotegida, sofre graves lesões”, explica.
José Zacarias ressalta que a partir da próxima semana a fiscalização será intensificada e quem não estiver cumprindo com a legislação será multado e poderá ter até o carro recolhido.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!